Polícia

Ex-secretários de São Mateus e empresário são denunciados por fraude em licitações

Segundo o MPES, eles participaram de concessões e contratações ilícitas para coleta, armazenamento, transporte e destinação final de lixo ou limpeza pública

Foto: Ministério Público

Dois ex-secretários de São Mateus e um empresário do município foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPES) por fraude em contratos públicos no Norte e Noroeste do Estado. Segundo o MPES, eles participaram de concessões e contratações ilícitas para coleta, armazenamento, transporte e destinação final de lixo ou limpeza pública, com receitas oriundas de royalties de petróleo.

O ex-secretário e o ex-subsecretário municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte do São Mateus, Jadir Carminatti e Wesley Tavares, e o empresário Richelmi Neitzel foram denunciados pelo MPES, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de São Mateus.

Segundo o MPES, as investigações constataram que o empresário e chefe da organização criminosa participou, de forma direcionada e fraudulenta, dos procedimentos licitatórios e das contratações diretas. De acordo com o MPES, o denunciado utilizava-se de estratégias para obter vantagens ilícitas, como impugnações protelatórias e cotações de preços previamente ajustadas.

A denúncia decorre da Operação Varredura, deflagrada em agosto de 2017, quando foram apreendidos documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais por crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação, tráfico de influência, dentre outros. O MPES requereu à Justiça a indisponibilidade de bens dos denunciados até o valor de R$ 2.663.740,57 a título de ressarcimento.

A reportagem tentou contato com os citados na matéria, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.

Pontos moeda