Polícia

Operação do MPES prende dois servidores da Sejus

Ação é resultado de levantamentos iniciais realizados pela Diretoria de Inteligência da Sejus

Foto: Divulgação / MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Hagite. Dois servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foram presos preventivamente, sendo um deles um diretor de unidade prisional da Serra. Outro servidor da Sejus foi afastado da função. A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão nos domicílios dos três investigados e em repartições públicas. Os mandados foram expedidos pelo juízo de Colatina, que decretou o sigilo do caso.

A operação do MPES aconteceu por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), com apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), representada pela Diretoria de Inteligência Prisional (DIP), e pela Corregedoria do órgão e o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e a Corrupção (Nuroc), 

Hagite é resultado de levantamentos iniciais realizados pela Diretoria de Inteligência da Sejus, com os quais se obteve notícia de prática de crimes de corrupção passiva e associação criminosa por parte do diretor de uma unidade prisional da Serra, o qual cobrava valores de um interno em troca de benefícios e regalias dentro do estabelecimento de custódia.

As primeiras apurações indicavam verdadeiro consórcio criminoso envolvendo servidores de outro presídio, localizado no município de Colatina, onde as irregularidades foram descobertas. Detentos saíam do município da Serra e, quando transferidos para o presídio de Colatina, mediante pagamento de vantagens indevidas, continuavam a receber tratamento diferenciado, sendo colocados para trabalhar, obtendo favores dos servidores investigados.

O MPES obteve provas de ameaças a familiares dos internos para que as condutas praticadas não fossem denunciadas. Além disso, o MPES apurou que havia orientação formal para destruição de provas das condutas ilícitas perpetradas. As investigações estão em curso com o objetivo de esclarecer outras denúncias.

O nome da Operação Hagite (mãe de Adonias, filho de Davi, à época rei de Israel) faz referência à posição de obter o que não é seu de direito. Na investigação em curso, remete ao pedido de pagamento de propina para que servidores pudessem realizar festas e viagens.

Pontos moeda