Polícia

Presos capixabas vão usar tornozeleiras eletrônicas a partir desta quinta-feira

Segundo estimativas da Secretaria de Justiça do Estado a fiscalização será utilizada em cerca de seis mil presidiários do Espírito Santo; determinação do uso será do Poder Judiciário

Fiscalização eletrônica é blindada e à prova d'água Foto: Divulgação

Depois de mais de um ano entre testes e licitação, a partir desta quinta-feira (4), os presos do Espírito Santo poderão utilizar as tornozeleiras eletrônicas. A implementação do novo sistema é um convênio entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) e tem como objetivo ser uma alternativa à prisão, nos casos em que a lei permite a liberdade assistida. 

A determinação do uso da tornozeleira será definida pelo Poder Judiciário; segundo estimativas da Secretaria de Justiça do Estado, a fiscalização será utilizada em cerca de seis mil presidiários do Espírito Santo. 

Os presos serão vigiados 24 horas por dia por funcionários treinados, em uma central de videomonitoramento, localizada em Vitória. O dispositivo vai emitir um sinal informando a localização exata do apenado. Além disso, o aparelho será blindado e à prova de água.