Polícia

Capacitação da Guarda Municipal de Cachoeiro é autorizada pelo Governo do ES

Essa é uma das exigências para que os agentes da GCM voltem a usar armas no combate à criminalidade no município, A capacitação vai durar quatro meses e será conduzida pela Academia da Polícia Civil

Leonardo Duarte/Secom-ES

Na manhã desta terça-feira (19), o Governo do Estado autorizou a capacitação de 68 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, que terão um treinamento específico para atuarem armados. O curso é fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Polícia Civil, e a prefeitura do município.

Segundo o governador Paulo Hartung a capacitação vai integrar as diversas instituições que atuam direta e indiretamente em temas relacionados à segurança pública. “Estou muito feliz por assinarmos essa parceria envolvendo a área da segurança, particularmente, a Polícia Civil no campo da formação. Sou entusiasta das Guardas Municipais", disse.

Hartung ressaltou ainda a relação entre as instituições. "Precisamos romper, no limite do possível, essa disputa entre as instituições policiais por uma atuação conjunta. Podemos trocar essa competição por um nível de coordenação e cooperação entre as instituições da área da segurança pública. Hoje, por exemplo, estamos evoluindo com uma instituição policial treinando uma Guarda Municipal. Precisamos implementar a cultura de complementariedade”, destaca.

Parceria

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, disse que o convênio encerra uma longa espera dos cachoeirenses. “Terminamos uma espera longa. Essa capacitação trará benefício para a população de Cachoeiro, reforça a parceria dos agentes com as polícias e supera desconfiança de que não sairia do papel”, completa.

A capacitação vai acontecer nos próximos quatro meses. Serão investidos R$ 189 mil. A capacitação para manuseio de arma leve, será oferecida pela Academia de Polícia Civil, sob coordenação do superintendente Joel Lyrio.

Pontos moeda