• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Número de ocorrências atendidas pela Guarda em Cachoeiro subiu em 2017

Polícia

Número de ocorrências atendidas pela Guarda em Cachoeiro subiu em 2017

Para 2018, serão realizados dois cursos de formação de grande relevância: o treinamento dos agentes para a utilização permanente de armas de fogo e o curso de condução de veículos de emergência para agentes de trânsito

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro atendeu, em 2017, um número 120% maior, aproximadamente, de ocorrências em relação a 2016. Os dados constam de relatório anual da Secretaria de Defesa Social do município, sendo que o cálculo leva em consideração os trabalhos na Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e na Ronda de Prevenção Escolar (Rope).

De acordo com o relatório, em 2016 foram 1.628 atendimentos nas rondas municipais, contra 3.753 de 2017. Também houve elevação do número de veículos recuperados e armas apreendidas: 32 e 14, respectivamente, neste ano, e nenhuma no ano passado. Já os atendimentos na Rope subiram de 678 para 1.305.

Este é o primeiro ano de atuação da Ronda de Apoio à Família (Rafa), projeto pioneiro, que consiste no acompanhamento pela GCM de famílias e mulheres em situação de violência doméstica, por meio de palestras de prevenção e conscientização e atendimentos. Foram 82 as mulheres atendidas até o momento.

A GCM também teve papel importante gerenciando a Central de Videomonitoramento, com 57 mídias e imagens enviadas para investigações mediante solicitação do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal.

O trabalho de maior vulto diz respeito ao período que ficou conhecido como crise da segurança pública, em fevereiro. Foram disponibilizadas 38 horas de imagens gravadas à Polícia Civil, contribuindo significativamente na elucidação dos crimes e apontamento de autoria nos mais de 50 inquéritos policiais. A Guarda Municipal, inclusive, teve sua atuação intensificada na época, por conta da ausência de policiamento na ruas.

Trânsito

O setor de Trânsito também teve trabalho bastante intensificado em 2017, principalmente nas ações de conscientização e prevenção, como panfletagem sobre educação no trânsito e palestras realizadas em escolas e empresas.

Além disso, duas ações importantes ocasionaram a ampliação das atividades dos agentes de trânsito: a formalização, em setembro, de um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para restabelecer os serviços de remoção e estadia de veículos irregulares; e a publicação recente de uma portaria que regulamenta o recolhimento, guarda e destinação de veículos e equipamentos em situação de abandono nas ruas de Cachoeiro.