Polícia

Defesa de idosa suspeita de estelionato nega acusação e diz não saber onde houve erro

Ela foi autuada em flagrante por estelionato e encaminhada ao sistema prisional

Foto: TV Vitória

A defesa da idosa de 63 anos detida na noite da última quarta-feira (11), por suspeita estelionato em golpe contra um padre e fiéis de uma igreja em Itapuã, Vila Velha, nega as acusações. Luciane Lima de Almeida teria ido até a Paróquia São Francisco de Assis, no início de novembro e pediu ajuda para arrecadar brinquedos que, segundo ela, seriam entregues para crianças carentes da região de São Conrado, também em Vila Velha

"O que aconteceu ontem (11), no meu entender, foi uma má interpretação. Chegaram e disseram que ela estava recolhendo presentes indevidamente. Ela simplesmente foi recolher o que as pessoas doaram. As pessoas pegaram as cartinhas, compraram os presentes que estavam sendo pedidos pelas crianças, embrulharam os presentes, e colocaram essas cartinhas em cima dos presentes", afirma a advogada Ana Carolina Caldeira Moura.

Ela diz que ainda não compreendeu o motivo da prisão. "As cartas e os brinquedos têm destino, e são as crianças dessa comunidade. Agora, qual a intenção, onde foi o erro, o equívoco, nós também estamos tentando descobrir. Ela foi autuada por estelionato (artigo 171 do Código Penal), e a defesa entende que até o presente momento, não conseguiu enxergar ainda o crime de estelionato", completou.

Na igreja, Luciane entregou várias cartinhas para o 'Papai Noel', com pedidos de brinquedos. A suspeita chegou a gravar um vídeo, agradecendo as doações e informando a data e hora que os brinquedos seriam entregues às crianças. 

"Essa pessoa esteve aqui na loja, imagino que há uns 20 dias atrás, passou aqui entregando algumas cartinhas pra gente, dizendo que ela esteve nos Correios e que os Correios não iam entregar essas cartas, porque não havia CEP para fazer as entregas nas residências", conta a lojista Michele Barbosa.

Ela revela que só aceitou a condição por ter se sensibilizado com a situação contada pela suspeita. "Eu me comovi com a história e são infinitas cartas, inclusive são verídicas. Decidi pegar as cartinhas, trouxe para a loja, como um ponto de arrecadação, para quem não quisesse levar os presentes até as crianças, ou até mesmo no local, onde eu mesma iria fazer as entregas. Daí ela passou a vir mais vezes, trouxe mais cartinhas e nós conseguimos bastante coisa. Inclusive, estão todas numa salinha guardada e meu único contato com ela foi esse. Nunca a vi. Foi um acaso e só fiz isso porque me comovi com a história", disse.

A Polícia Civil informou que Luciana Lima Almeida foi autuada em flagrante por estelionato, além do cumprimento de mandado de prisão pelo mesmo crime. Ela foi encaminhada ao sistema prisional. 

*Com informações da repórter Milena Martins 

Pontos moeda