Polícia

Metralhadoras são apreendidas e 19 são presos durante operação na Serra

Operação Turfa contou com a participação de quase 200 policiais, entre civis e militares. Objetivo foi cumprir 32 mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão

Um dos detidos na operação desta quinta foi Joubert Santana de Oliveira, suspeito de fabricar as armas Foto: TV Vitória

Dezenove pessoas foram presas, nesta quinta-feira (22), durante uma megaoperação conjunta, realizada pelas polícias Militar e Civil, no bairro Jardim Carapina, na Serra. Além disso, foram apreendidos três menores, armas, drogas e outros materiais. O balanço final da Operação Turfa foi divulgado na tarde desta quinta-feira.

Entre os presos, estão pessoas que tinham mandados de prisão temporária em aberto e detidos em flagrante, por tráfico de drogas. De acordo com a polícia, a operação continua e ainda faltam ser cumpridos 19 mandados de prisão.

Além de realizar as prisões, a polícia apreendeu diversas armas, entre elas dois revólveres e dez submetralhadoras de fabricação caseira, sendo quatro prontas para o comércio e outras seis desmontadas.

As armas foram encontradas na casa de Joubert Santana de Oliveira, de 29 anos, que, segundo a polícia, era quem fabricava as submetralhadoras e as vendia para gangues de Jardim Carapina e de outros municípios. Joubert foi um dos presos durante a operação.

"As investigações apontam que essas armas também foram comercializadas em outros municípios, além de Serra. Hoje nós conseguimos, com o apoio e com a união das forças policiais, apreender quatro metralhadoras e seis metralhadoras desmontadas. Então, no total, foram 10 metralhadoras", disse o delegado Ludogério Ralff.

Operação

Dez submetralhadoras e peças para fabricação de armas foram apreendidas durante a operação Foto: TV Vitória

As ações desta quinta-feira contaram com a participação de quase 200 policiais, entre civis e militares. O objetivo foi cumprir 32 mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão e desarticular duas gangues do bairro: a do Contorno e a do Campo.

Dentre os menores apreendidos nesta quinta-feira está um adolescente de 17 anos que, segundo a polícia, era gerente da Gangue do Contorno e fazia contenção armada no bairro para evitar ataques de rivais.

De acordo com a polícia, foram seis meses de investigações, antes de serem cumpridos os mandados nesta quinta. No início do mês, o líder da Gangue do Campo já havia sido preso. 

Balanço das ações da Operação Turfa:

19 presos 
1 revólver calibre 38
4 submetralhadoras de fabricação caseira
23 estruturas para fabricação de carregadores
2 armações para submetralhadora
1 armação para revólver calibre 22
8 estruturas metálicas para a fabricação de canos
4 quebra chamas
6 ferrolhos
1 tambor
1 faca
1 coldre
Pedaços de arma calibre 32
41 pedras de crack
199 buchas maconha
34 munições
7 pinos de cocaína 
1 papelote de cocaína 
R$ 4.304,15 em espécie

Polícia Civil divulgou a relação dos detidos nesta quinta, durante a Operação Turfa Foto: Reprodução
Pontos moeda