Polícia

Moradores colocam 'alerta assalto' em postes para inibir crimes em Cariacica

As placas com o aviso 'Cuidado!!! Área de assaltos diário! Motoqueiro agindo a partir das 6h da manhã!' foram colocadas em pontos críticos do bairro Parque Infantil

As placas foram colocadas em postes do bairro Foto: ​Reprodução/Facebook

A onda de assaltos e furtos nos últimos dias têm assustado os moradores e comerciantes de Cariacica. No bairro Parque Infantil, bem próximo à Campo Grande, a população encontrou uma alternativa inusitada para tentar reduzir os assaltos, colocando placas com alertas de crimes em pontos críticos da região. 

Em um dos postes do bairro foram colocadas duas placas com os avisos "Cuidado!!! Área de assaltos diário! Motoqueiro agindo a partir das 6h da manhã!". De acordo com um empresário, que tem estabelecimento na região há 15 anos, os assaltos sempre foram constantes, mas a situação se agravou ainda mais nos últimos meses. 

"Trabalho aqui há 15 anos e sempre foram muitos assaltos, mas depois dessa situação da greve da polícia o número aumentou muito mais. Não tem hora, é de manhã, a tarde e a noite que escutamos pessoas falando que foram assaltadas aqui", conta. 

Bem próximo ao local onde foram colocados os avisos, fica um posto da Polícia Militar e, segundo o empresário, viaturas sempre passam pelo local, mas nem isso parece intimidar os criminosos.

"Os assaltos geralmente acontecem nas descidas do bairro e eles agem de moto. Sempre tem viaturas por aqui e se eu disser que não existe policiamento vou estar mentindo, mas os assaltantes parece que vigiam e sabem a hora que eles passam", conclui. 

De acordo com a Prefeitura de Cariacica, a região de Campo Grande, que inclui o bairro Parque Infantil, possui 20 câmeras e o videomonitoramento funciona 24 horas. Em nota, a prefeitura informou ainda que 111 câmeras estão instaladas em 43 bairros do município, de acordo com o chamado "Mapa do Crime", elaborado pela Polícia Militar por meio do quantitativo de ocorrências.O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), também participa ativamente traçando estratégias de parceria junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que o município de Cariacica passou a contar com a Força Tática, que é a estrutura da PM que executa o patrulhamento tático móvel, modalidade de policiamento ostensivo realizada por processos desenvolvidos por meio de viaturas, motos ou a pé, visando prevenir e reprimir qualificadamente a criminalidade, de forma suplementar às demais modalidades de polícia ostensiva.

Ainda de acordo com a PM, a 2ª Companhia do 7º Batalhão tem se reunido mensalmente com a comunidade do bairro Campo Grande e adjacências, e todas as sugestões e críticas passadas a Polícia Militar são avaliadas para melhorar a prestação do serviço policial. É reforçado também a importância da colaboração da população, denunciando ações criminosas pelo Disque-Denúncia (181) ou Ciodes (190). 

Pontos moeda