Polícia

Confira dicas de segurança para evitar roubos em residências

O especialista em Trânsito e Segurança Patrick de Oliveira listou algumas dicas para ajudar na segurança de residências e condomínios

Ele lança teias pelas mãos, escala prédios e protege a população da violência. Obviamente essa descrição é do Homem Aranha. O personagem que leva diversão à muitas crianças e adultos nos cinemas e nos desenhos animados tem o mesmo nome do criminoso que vem tirando o sono de moradores de diversos bairros de Vitória.

Na madrugada do dia 24 de maio, por exemplo, ele invadiu o apartamento de uma advogada que mora no bairro Jardim da Penha. Já na madrugada do dia 12 de julho, o suspeito identificado como Gilsimar Oliveira Santana, 30 anos, foi preso após invadir um condomínio localizado no mesmo bairro da capital.

Diante dos riscos de assaltos a residências e condomínios, alguns cuidados são necessários para evitar ou dificultar que esses crimes aconteçam. O especialista em trânsito e segurança Patrick de Oliveira listou algumas dicas. Confira:

1 - Seja criterioso

Em condomínios, o mais indicado é fazer o cadastro de todos os moradores, com dados pessoais, informações sobre os veículos e até de parentes que fazem visitas com frequência. Isso pode facilitar e otimizar o processo de identificação e controlar o acesso.

2 - Observe ao seu redor

É importante ficar sempre atento ao que acontece nas imediações do condomínio ou da residência. Carros desconhecidos parados por um longo período, pessoas estranhas observando o movimento, aglomerações ou qualquer outro fato estranho deve ser comunicado imediatamente às autoridades competentes.

3 - Tenha cuidado com alguns detalhes

Evite deixar cópias de chaves em portarias, guaritas, recepções e “locais secretos”, como batente de portas, embaixo de tapetes ou dentro de vasos de plantas. Deixe as lixeiras afastadas dos muros e grades. Árvores devem ser podadas acima de 2 metros.

4 - Evite manter evidências

Não deixe correspondências acumuladas na caixa do correio. Também é ideal deixar luzes acesas durante o dia, pois este tipo de ação indica que não há ninguém em casa ou que o morador está ausente por muito tempo.

5 - Invista em segurança

Prédios com estruturas de Equipamentos eletrônicos, como câmeras, cercas elétricas e alarmes pode inibir a ação de bandidos. Procure conhecer seus vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo, como sinais luminosos, telefonemas e outros códigos de emergência.

Pontos moeda