Polícia

Polícia indicia 60 pessoas por saques em Cachoeiro durante paralisação da PM

Ao todo, 50 lojas foram saqueadas, deixando um prejuízo de cálculo estimado em R$ 25 milhões, de acordo com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci)

As investigações sobre os saques ao comércio de Cachoeiro, ocorridos em fevereiro deste ano, no auge da crise da segurança pública no Espírito Santo, alcançaram resultados expressivos. Dos 54 inquéritos abertos, 53 foram concluídos, com saldo de 60 pessoas indiciadas entre as 93 investigadas e 663 objetos recuperados. Para isso, a Polícia Civil contou com a ajuda das imagens do videomonitoramento da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Defesa Social entregou aos investigadores 38 horas de gravações geradas pelo sistema, que é operado sob coordenação da Guarda Civil Municipal. E de acordo com o delegado Rafael Antun de Carvalho, titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Cachoeiro, mais da metade dos investigados foram identificados por meio das imagens.

“Trata-se de um trabalho complexo e exaustivo, dada a extensão dos crimes. Tivemos o cuidado de individualizar a conduta de cada pessoa, e as câmeras de videomonitoramento tiveram um papel importantíssimo nesse processo”, destaca o delegado, ressaltando que o número de indiciados deverá subir até a conclusão de todos os inquéritos.

Implantado em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o sistema de videomonitoramento conta com 40 câmeras atualmente. A central é operada 24h por 20 servidores municipais, responsáveis por acionar o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), caso identifiquem alguma ação criminosa em curso, e encaminhar material gravado para investigações, quando há demanda.

Ampliação

Até o ano que vem, mais 50 câmeras deverão ser instaladas no município. Dessa quantidade, dez terão tecnologia OCR - Reconhecimento Óptico de Caracteres -, que ajuda na checagem de placas de veículos com restrição de furto e roubo junto ao Detran.

“A ampliação da rede de videomonitoramento está no Plano Estratégico de Segurança e é um compromisso da atual administração. O fortalecimento desse sistema é essencial para o aperfeiçoamento da segurança pública em nosso município”, afirma o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes.

Pontos moeda