Bomba relógio

Sem perdas humanas

Com o clima de apreensão diante das afirmações do governo de Minas Gerais – a partir de auditoria independente – de que o rompimento da barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), seria uma questão de tempo, o senador Fabiano Contarato (REDE/ES) tranquilizou a população mineira e capixaba, dizendo que dessa vez um rompimento não acarretará em perdas de vidas humanas.

Sobrevoo

Ele chegou a essa conclusão após um sobrevoo à região, e pelo que viu do plano de trabalho para mitigar danos ambientais e preservar vidas. Contarato é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, e fez o sobrevoo acompanhado do senador mineiro Carlos Viana (PSD)..

Riscos

O iminente rompimento causa angústia a quem está no raio de ação dos rejeitos da barragem. E terá consequências para o Espírito Santo, pois a auditoria contratada pelo governador de MG, Romeu Zema (NOVO) apontou que há grande possibilidade dos rejeitos chegarem à bacia do Rio Doce.

Barril de pólvora

O município de Itapemirim, no litoral sul capixaba, vive há anos sob os efeitos de uma briga política entre os grupos do prefeito eleito e afastado, Luciano Paiva (PSB), e da ex-prefeita e atual deputada federal Norma Ayub (DEM). No mais recente capítulo, o prefeito interino, Thiago Peçanha (PSDB) – que assumiu em virtude do afastamento de Paiva pela Justiça – também acabou sendo afastado, só que dessa vez pela Câmara de Vereadores.

Briga política

O afastamento, por 60 dias, foi aprovado por seis dos 11 vereadores, na última sexta (24). A justificativa é que Peçanha estaria tentando criar obstáculos à investigação de supostas fraudes na gestão.

Foto da coluna: Flickr.

2 Replies to “Bomba relógio

  1. Eu sou diarista mas queria dar uma sugestão por quê não fazem uma tipo uma vala bem grande pra conter os rejeitos aí eles cairiam no buraco e não ia pra lugar nenhum e fica mais barato do que outra solução um buraco bem fundo em volta em que coubesse todo rejeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *