Governadores na costura da Reforma da Previdência

Fórum permanente

Nesta terça (11), o Fórum dos Governadores em Brasília se reuniu mais uma vez. Esse exercício permanente de debate – eles se reúnem mensalmente – no palco principal da política nacional é visto como a melhor forma de colaborar com o Governo Federal. E também de receber a colaboração dele.

Agenda

A agenda do encontro foi o apoio dos chefes dos Executivos estaduais à proposta da Reforma da Previdência, que tramita em uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e o relator do projeto da reforma, Samuel Moreira (PSL/GO), estiveram com os governadores.

“Bem encaminhado”

Reiterando não se tratar de decisões tomadas, Casagrande afirmou que já está “bem encaminhado” na Câmara a retirada das mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural, e, ainda, o fim do modelo de capitalização – menina dos olhos do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Inclusão

O governador capixaba também adiantou que Maia e Moreira estão comprometidos na articulação para incluir os Estados e Municípios na proposta de Reforma da Previdência.

Zema

Após o encontro, Renato Casagrande teve reunião com o presidente do Ibama, Eduardo Bim, na companhia do governador de MG, Romeu Zema (NOVO). Em pauta, o pedido de agilidade nas ações da Fundação Renova, para recuperação da bacia hidrográfica do Rio Doce.

Burocracia

Bim é quem coordena a burocracia criada após o crime ambiental de Mariana (MG), que conta com um Comitê Interfederativo e diversas Câmaras Técnicas envolvendo MP’s, Defensorias, governos estaduais, entidades civis e atingidos. Apesar dessa estrutura toda, até hoje pouca coisa saiu do papel.

Domingos Martins

Já nesta quarta (12), Casagrande vai até Domingos Martins, na solenidade de transferência simbólica da Capital do Espírito Santo, quando, anualmente, é realizada uma homenagem póstuma ao mártir que dá nome ao município. Na sequência, assina convênio para recapeamento e drenagem da ES 366, em Paraju.

Cadastro de pedófilos

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça (11) projeto de lei de autoria dos deputados Marcelo Santos (PDT) e Lorenzo Pazolini (sem partido) que cria o Cadastro Estadual de Pedófilos. Assim, o ES se torna o 5º estado brasileiro a contar com uma legislação dessa natureza – os demais são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Amapá também analisam matérias semelhantes.

Cobrança

O vereador de Cariacica, Renato Machado (PSDC), viaja para Brasília nesta quarta (12) para cobrar do MEC a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a conclusão das obras de seis creches no município.

Creches

As unidades de Educação Infantil ficam nos bairros Jardim América, Vila Prudêncio, Morrinhos, Alzira Ramos, Porto Belo e Vale dos Reis.

Foto da coluna: Agência Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *