Homenagens na Assembleia vão passar pelo crivo do plenário

Honrarias

Por conta da polêmica recente envolvendo a concessão de honrarias (medalhas, comendas e outras) na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janete de Sá (PMN) protocolou nesta sexta (7) um projeto de resolução que altera o regimento interno e submete a aprovação dos nomes dos homenageados ao plenário. Obriga, ainda, que a solicitação para a concessão da honraria seja feita por 1/5 dos parlamentares.

Jean X Damares

A iniciativa vem no rastro do quiproquó envolvendo as recentes indicações feitas. Enquanto Lorenzo Pazolini (sem partido) causou a ira da esquerda ao homenagear a ministra da Mulher, Damares Alves, Iriny Lopes (PT)  virou vidraça da direita ao indicar o ex-deputado federal e ativista Jean Willys (PSOL).

Violência contra mulheres

A edição do Atlas da Violência deste ano mostra que a taxa de homicídio de mulheres cresceu acima da média nacional de criminalidade em 2017. Enquanto a taxa geral de homicídios no país aumentou 4,2%, na comparação com 2016, a de assassinatos de mulheres cresceu 5,4%.

Violência contra mulheres II

No ES, só nos três primeiros meses de 2019, o número de feminicídios cresceu 60%, com o registro de 16 mortes. O estado lidera o número de casos da região sudeste e está em terceiro lugar no ranking nacional. O estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Mais armas

Setor crítico em todo o país, a segurança pública ganha reforço de armamento para a PM no Espírito Santo. Nesta semana, o Governo do Estado fez a entrega de quase três mil pistolas ponto 40 e nove milímetros – que representam o primeiro lote de armamentos – às forças táticas e unidades especializadas da Polícia Militar.  

Defesa animal

A prisão do aposentado de 82 anos, na última quinta (6), por maus-tratos e abuso sexual de cães chocou até as entidades de bem estar animal, acostumadas a lidar com a crueldade do ser humano contra os bichos. A prisão se deu por meio de denúncia feita à CPI dos Maus Tratos aos Animais da Assembleia Legislativa.

Foto da coluna: Lissa de Paula/Ales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *