Casagrande amplia vagas dos concursos de 2018 da PM e Bombeiros

Aumento

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta quarta (30) a ampliação no número de vagas para os aprovados nos últimos concursos da PM e do Corpo de Bombeiros, ambos realizados ano passado. Para soldados da PM, o aumento é de 290 para 650 vagas, sendo metade no ano que vem e o restante em 2021. Para Bombeiros, de 127 para 190.

Cursos

Casagrande também anunciou mais vagas para os cursos de oficiais. Na PM, passou de 30 para 80 (40 no ano que vem e outras 40 em 2021). Para oficiais bombeiros, subiu de sete para 14. De quebra, acabou com o limite de 240 vagas para o CHS (Curso de Habilitação de Sargentos), outra reivindicação da categoria.

Digital

Durante o anúncio, Casagrande fez questão de deixar claro que a digital da articulação política é do deputado estadual Coronel Quintino (PSL). Gravou vídeo ao lado dele para postar nas redes sociais e tudo. 

Histórico

Quintino argumenta que a ampliação é uma vitória coletiva, e justifica a necessidade com base em relatório que apontou que os quantitativos descritos nos certames não correspondem às reais necessidades. E que a ampliação atende aos princípios da economicidade, em virtude da existência de um concurso em andamento; viabilidade, pelo aproveitamento de aprovados e excedentes; e necessidade, visto que o efetivo atual está muito abaixo do necessário.

Protocolo de intenções

A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, em conjunto com a associação das Câmaras de Vereadores do ES, elaborou um protocolo de intenções com 25 sugestões às prefeituras capixabas e ao Governo do Estado para contribuir no combate a criminalidade.

Protocolo de intenções II

O pacote de 25 ações prevê gabinetes de gestão integrada, melhoria na iluminação pública, criação de guardas municipais, entre outras medidas. O presidente da comissão é o deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), e quem preside a associação de vereadores é Wilton Minarini (PSD), de Baixo Guandu.

Mulher 

O DEM do ES anuncia para o dia 1º de novembro a realização do Fórum Regional da Mulher. O evento acontecerá em Marataízes. Na programação, palestra com a jornalista Débora Thomé, doutoranda em Ciência Política. O DEM capixaba é presidido pela deputada federal Norma Ayub.

Mamografia

Por falar em mulher, a deputada federal Lauriete (PL) é autora de projeto de lei que determina que as mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde sejam disponibilizadas também no período noturno. “A maioria dos empregos formais ocorre durante o horário comercial, o que dificulta a realização dos exames”, justifica. O projeto tramita nas comissões da Câmara.

Sinais

Há poucos dias, uma nomeação quase passou batida na prefeitura de Vila Velha. Mas fonte da coluna alerta para o simbolismo que ela carrega. Trata-se da nomeação de Rosemary Martins Magalhães para cargo de sub-secretária de Saúde. Ela vem a ser esposa do braço direito de Rodney Miranda, Toninho Magalhães – que é presidente do PTB de Vila Velha. Seria a senha que faltava para a aproximação do PTB da campanha à reeleição do prefeito Max Filho (PSDB).

Foto da coluna: divulgação assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *