Instalada Câmara Brasil-Rússia no ES

Câmara Brasil-Rússia

Antecipada em primeira mão pela coluna, a abertura de um escritório de representação da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo no Espírito Santo se deu nesta terça (1), em solenidade no Palácio Anchieta. O evento contou com a presença do embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov. O chefe da Câmara Brasil-Rússia no Espírito Santo é o advogado Ulisses Borges de Resende.

Lá e aqui

Organismo que avalia interesses bilaterais, a Câmara quer estreitar a relação do ES com o comércio exterior russo. É via de mão dupla, na qual empresas e entidades capixabas buscam oportunidades por lá, e companhias russas vêm de olho em negócios por aqui. A entidade já possui escritórios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Mensagem

Ao falar da instalação, o governador Renato Casagrande (PSB) mandou uma mensagem crítica, falando em superação da discussão ideológica para focar na atração de investimentos. “Já estamos com muitos conflitos hoje no mundo”, resumiu. 

Números

O Brasil movimenta, anualmente, cerca de US$ 5 bilhões comercialmente com a Rússia. No ES, os russos veem oportunidades nos setores de petróleo, cacau, café, rochas ornamentais, açúcar e frutas, entre outros. 

Pedágio

Nesta terça (1), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu reduzir o preço cobrado nas sete praças de pedágio da ECO 101 no ES. A redução será de 11,72%. A decisão ainda vai ser publicada no Diário Oficial da União. O deputado federal Evair de Melo (PP/ES) diz que o motivo foi a demora da concessionária em duplicar a rodovia.

Reunião

A decisão de baixar o pedágio foi da Diretoria Colegiada da ANTT, da qual participaram representantes da bancada federal capixaba em Brasília. 

Haja coração

O senador capixaba Marcos do Val (PODE/ES), relator do pacote anticrime do ministro Sergio Moro, foi parar no hospital nesta terça (1), após sentir uma forte dor no peito. Fez exames preliminares e deu entrada na UTI cardiovascular do hospital, na Serra.

Haja coração II

Do Val teve uma isquemia no miocárdio e uma alteração no tamanho, causados por estresse excessivo. A isquemia é a obstrução de uma ou mais artérias. Ele irá realizar novos exames nesta quarta. A coluna torce pela recuperação do senador.

Real 25

O vereador Mazinho dos Anjos (PSD) vai mediar o debate sobre os 25 anos do plano real, que será realizado na Ufes na próxima quinta (3). O debate marca o lançamento do documentário “Real 25 anos: muito além de uma moeda”.

Debate

Além de Mazinho, participam do debate o presidente nacional do movimento suprapartidário Livres, Paulo Gontijo, o diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves – associado ao Livres -, Luiz Paulo Vellozo Lucas, e o doutor em economia Ricardo Ramalhete Moreira, professor do Departamento de Economia da Ufes.

Foto da coluna: Hélio Filho/Secom ES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *