Vereador contesta fiscalização de frequência em Cariacica

Marcando ponto

Na Câmara de Vereadores de Cariacica, resolução de 2013 vincula o pagamento do salário integral do vereador à presença nas sessões ordinárias, que acontecem às segundas e quartas-feiras. 

Marcando ponto II

Cada falta sem justificativa desfalca o bolso dos edis em 12,49% do subsídio bruto mensal. Ou ao menos deveria. O vereador Professor Elinho (PV) diz que, apesar dessa norma, é impossível verificar no Portal da Transparência se o desconto dos faltosos de fato está acontecendo. 

O que diz a Mesa 

Em nota, a Mesa Diretora diz que “vem cumprindo as suas responsabilidades de efetuar os cortes de pagamentos dos subsídios dos vereadores faltosos sem justificativas plausíveis, por escrito, no período de 48 (quarenta e oito) horas, salvo a apresentação de atestado médico, licença ou em representação em eventos ou em Congressos”.

Sem milho aos pombos

Proibir que pombos urbanos (columba livia) sejam alimentados nas vias e áreas públicas de Vitória. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Leonil Dias (CIDADANIA), aprovado pela Câmara Municipal na última semana. A iniciativa também proíbe a construção de abrigos para as aves, com multa de R$ 200 a quem descumprir.

Doença

Segundo Leonil, o objetivo da proposta é evitar a doença do pombo – transmitida pelas fezes. Ele também cita infestação de piolhos, que se propagam nos ambientes onde o columba livia cria ninhos. 

Novo comando

O procurador da República Edmar Gomes Machado foi eleito e nomeado procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) para o biênio 2019-2021. Carlos Vinicius Cabeleira é o procurador-chefe substituto. E André Pimentel Filho foi nomeado procurador regional Eleitoral.

Brasil-Rússia

Após a instalação do escritório da Câmara de Comércio Brasil-Rússia no ES, o governador Renato Casagrande (PSB) vai estar, no dia 11 de novembro, em Brasília, na Cúpula dos Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Casagrande participa do 1º Fórum Empresarial Bilateral Brasil-Rússia, uma das atividades da Cúpula, na qual empresários dos dois países vão se reunir com o presidente russo Vladimir Putin. Na ocasião, Casagrande vai falar sobre o Porto Central de São Mateus e a malha ferroviária capixaba.

Foto da coluna: Reprodução / Internet.

2 Replies to “Vereador contesta fiscalização de frequência em Cariacica

  1. Quero saber, inclusive no portal da transparência, se está sendo descontado realmente o salário desses vereadores faltosos. Duas vezes na semana e ainda faltam? Lembrem-se disso na eleição do próximo ano.

  2. companheiro, há muito tempo, desde 1945 que se sabe que os pombos transmitem doenças, como toda ave de pena, mais os pombos porque ficam domésticos facilmente. fatalmente os gatos preferem aves menores, o que em parte até favorece os pombos, parece não haver nada contra come-los. mas precisa um incentivo porque essa nova geração não sabe como tratar e comer o pombo, cuidado com o piolho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *