Um rosário de contas

Reajuste

Nesta sexta (1), com pompa e circunstância, o governador Renato Casagrande (PSB) foi às redes sociais para anunciar reajuste linear nos salários dos servidores públicos estaduais – num percentual que deve ficar em 3,29% e que, segundo ele, reflete a reposição inflacionária. O índice ainda pode sofrer ligeira alteração até o final do mês, já que a previsão da inflação ainda não foi divulgada oficialmente. O reajuste vale a partir de dezembro.

Controle

Casagrande diz que o reajuste foi possível dado o controle de gastos do Governo, e que todo ano haverá avaliação sobre novas reposições. Disse também que teve que escolher entre o abono de fim de ano e o percentual no salário, e optou pelo segundo.

Controvérsia

Vendida como uma “ótima notícia para o servidor”, a reposição não foi tão bem aceita assim, ao menos por parte da categoria que lotou de críticas a rede social onde a notícia foi veiculada.

Sindicato

A coluna também ouviu o Sindipúblicos. O vice-presidente, Rogério da Rocha Rodrigues, disse que a decisão de Casagrande se deve à pressão dos servidores, e que o governador voltou atrás, já que havia anunciado que não daria nenhum reajuste este ano.

Contas

Ele também rebate a informação de que o índice contempla a recomposição da inflação. Diz que o reajuste se baseou no período entre novembro de 2018 e dezembro de 2019, “ignorando os sete meses anteriores”. É que o último reajuste foi em abril do ano passado.

Contas II

O sindicalista também afirma que, se for considerar que a alíquota da previdência vai subir 3% nos próximos anos (de 11% para 14%), o reajuste vai se “liquefazer”. Diz também que as perdas dos últimos anos ultrapassam 29%, e ainda critica a forma como foi feito o anúncio. “Infelizmente, o diálogo do Governo conosco é pelas redes sociais”, alfineta. O Governo do Estado contesta e afirma que sempre manteve o diálogo aberto e permanente com a categoria. 

Chinese’s Welcome

O Ministério do Turismo abriu chamada pública para o credenciamento de agências de viagens interessadas em recepcionar turistas chineses no Brasil. O processo de seleção é uma exigência do governo chinês. As inscrições começam nesta terça (5) e vão até o dia 13 de dezembro.

Setor

A coluna tentou contato com o Sindicato das Empresas de Turismo do ES, mas durante a tarde ninguém atendeu o telefone. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) informou que vai verificar quais são os critérios para o credenciamento, a fim de comunicar e estimular o trade turístico para tal oportunidade.

Tintas da dignidade

A 11ª Promotoria de Justiça Cível de Colatina firmou parceria com a prefeitura para projeto social no bairro Barbados, onde várias famílias vivem em residências em fase de regularização fundiária. O projeto visa realizar trabalhos de reboco e pintura nas casas. 

Voluntariado

As melhorias são feitas por voluntários, e o material para as obras foi doado por empresários da cidade. A promotora do MPES no município, Bruna Legora de Paula Fernandes, participou do lançamento do projeto junto com o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira e o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli. Não há custos para as famílias beneficiadas.

Foto da coluna: Reprodução / Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *