Congresso já tem os documentos secretos da Abin e GSI

Pela primeira vez na História do País, os 12 parlamentares da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), composta por senadores e deputados, tiveram acesso aos relatórios ultrassecretos sobre quem foi e é espionado, como, e por que, entre outros assuntos de soberania nacional os quais só a presidente conhece. Os políticos não poderão divulgar as informações. Os documentos chegaram há poucas semanas à CCAI – o prazo era abril – depois de muita negociação com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência.

Privilegiados
Será na quarta-feira a próxima audiência da comissão, que é secreta, para aprovar novos requerimentos. Os parlamentares da CCAI hoje são os mais bem informados do Brasil.

Ex-Figurativa
É emblemática a CCAI, regulamentada após 12 anos de sua criação. Até ano passado, era figurativa, apenas realizava audiências públicas sem acesso aos documentos.

Quase tudo
O GSI e a Abin informaram ao Congresso, entre outros assuntos dados de relatórios de espionagem, instalações e gastos secretos, além de informações sobre as fronteiras.

Risco do Ebola
O serviço secreto ficou devendo informações sobre a descontrolada entrada de haitianos pelo Acre. Há relatos de que ganeses e senegaleses também entram por ali, o que aumenta o risco da entrada do vírus Ebola no Brasil, em razão do surto na África. Os ‘coiotes’ – que começaram a trazer haitianos – viram um grande negócio no elo com os africanos, que fogem da pobreza no continente e buscam melhores condições no Brasil.

Esquentou o clima
Lula e a presidente Dilma estão rompidos. Uma pequena mostra foi a breve aparição do ex-presidente no palanque da vitória no domingo da eleição. Depois, ele se foi e Dilma discursou sozinha. A razão da pendenga é a que todos pensam: ele capitaliza as duas vitórias dela e quer opinar mais; e Dilma quer independência – pelo menos no segundo governo. Dilma soltou um ‘Desta vez será do meu jeito’, para ministros palacianos. Há poucos dias, ela e Lula tiveram uma conversa numa tentativa de afinação.

Stress
Dilma foi internada sigilosamente por uma noite em SP um mês antes da eleição. A presença do médico Roberto Kalil no Alvorada na noite da vitória não foi só convite.

Harém na Esplanada
Aconteceu em fevereiro, mas só agora começou a circular na alta roda de Brasília e deixa os colegas de Esplanada estupefatos – ou com inveja: Um ministro metido a Don Juan emprega duas amantes no gabinete. Uma antiga namorada – dizem as más línguas que até aceita pela esposa – e uma nova, que se tornou namorada depois de admitida. Separadas por poucos metros no ministério, não daria outro resultado: as duas amantes saíram no tapa pelo chefe um dia. Hoje, vivem às turras, mais distantes, porém ainda no harém ministerial.

Apressadinhos
Mal passou a eleição e já tem político pensando na Prefeitura do Recife: o prefeito Geraldo Julio (PSB) só fala em reeleição. O senador Armando Neto (PTB), derrotado para o governo, já se põe candidato. E Marília Arraes, rumo ao PT, é cotada.

Voo da ressaca
Apesar da derrota amarga para o governo do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) lotou um jatinho da FAB e viajou na segunda (27) para Brasília com mais 14 caronas.

Os sem-carro
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não é pioneiro em devolução do carro oficial para o Senado. Suplicy (PT-SP) há anos não usa o benefício e dirige seu próprio Kadet. O senador Capiberibe também só usa táxi. E só. Outros 78 têm a regalia.

País ‘mortífero’
Em relatório da ONG Repórteres Sem Fronteira distribuído a vários países, a entidade cita avanços na liberdade de expressão e trabalho da imprensa no Brasil, mas aponta o país como ‘mortífero para jornalistas’, e cita 38 mortes de profissionais em 2014.

Eu, hein!
Curiosamente, enquanto em outros relatórios vê com preocupação o controle da mídia, no caso do Brasil aponta os grandes grupos como trava à democraticação dos meios.

Dois lados
André Vargas (ex-PT) foi pressionado a renunciar por ter usado jato pago por Youssef. Mas o PT blindou a senadora Gleisi (PT-PR), acusada de receber R$ 1 mi do doleiro.

Quem manda(va)
Aécio Neves diz a próximos que, enquanto governador e até na campanha para presidente: até ele tinha de marcar hora com a irmã Andréa. Era quem mandava muito.

Lugo, a queda
Sucesso no Paraguai o livro O Bispo e Seus Tubarões, da jornalista Natalia Viana, que revela bastidores do impeachment relâmpago do ex-presidente Lugo pela Direita.

Agência$
O governo nunca arrecadou tanto, daí a grita dos empresários com a presidente Dilma. A ordem para diretores das agências reguladoras é multar e arrecadar de qualquer setor.

Tubarão na área
O setor estranha audiência pública convocada pela Antaq para ‘regular exploração de instalações portuárias no âmbito dos portos organizados’. É mudar o jogo jogado.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *