Pimentel & Aécio

Em conversa reservada há poucos dias, durante longa reunião no apartamento do tucano no Leblon, no Rio, o governador eleito de Minas, Fernando Pimentel (PT), e o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) fizeram um trato de cavalheiros. Nada de olhar para trás. Em outras palavras, o recado de Pimentel foi claro: se o tucano exagerar no ataque à presidente Dilma e ao PT, o novo governador fará devassa nas contas de sua gestão e do sucessor Antonio Anastasia. Isso explicaria o fato de Aécio, após convocar nas redes sociais protesto para sábado passado, não ter dado as caras nas ruas.

Aécio apresentou ao País o inovador ‘choque de gestão’ no governo de Minas. O enxugamento deu certo por alguns anos, mas hoje o Estado é um dos mais endividados.

Na Assembleia de Minas, tem deputado querendo a CPI do Mineirão, sobre as caras obras de reforma do estádio. Mas Pimentel vai segurar a turma.

Aécio também já descobriu o gosto amargo da traição. Alguns deputados até ontem da sua base agora são petistas desde que Dom Pedro soltava pipa.

A Comissão dos militares

Passivo de perder o mandato por quebra de decoro pela frase ‘não te estupro porque você não merece’, dita para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o polêmico deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) acaba de protocolar o projeto de lei 8246 que cria, no âmbito da Casa Civil da Presidência, uma nova Comissão da Verdade. Mas para apurar crimes cometidos por guerrilheiros – inclusive a presidente Dilma Rousseff, ex-militante da VAR-Palmares. Bolsonaro, um militar da reserva, quer aproveitar a onda de insatisfação dos militares com o relatório da Comissão da Verdade criada por Dilma para ir à forra. Malquisto até pelos mosquitos do Planalto, certamente, será barrado.
O PL aponta necessidade de investigação do roubo do cofre do então governador Ademar de Barros, em SP, no qual Dilma teria participado.

Na ementa, o PL requer a investigação do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), e do atentado no Aeroporto dos Guararapes durante a ditadura.
O deputado, que deverá ser julgado pela Comissão de Ética da Câmara, ganhou a solidariedade de Marco Feliciano (PSC-SP) e de Espiridião Amin (PP-SC).

Caserna…
Todo cuidado é pouco para o governo de Dilma Rousseff. Na caserna, diz-se que ela cutucou a onça com a vara curta, no famoso bordão, sobre os militares. Simplesmente porque nenhum guerrilheiro civil assassino – e foram muitos – são citados

…pega fogo

A insatisfação nas Forças Armadas é tamanha que até generais da reserva atuam de bombeiros nos fóruns online. O desabafo do general Sérgio Etchegoyen, na ativa, ao chamar o relatório de ‘leviano’ e visando ‘denegrir’, foi o estopim. Mais pode surgir.

Brasil pitoresco

Não é só artista e esportista. Veja como a escolha de nomes de bebês também é influenciada pelo Poder. Em Goiás, um caso raro e curioso: um pai eleitor do então governador Iris Resende batizou o filho de Iris Aurélio. O menino cresceu, virou político e se elegeu prefeito de Cristianópolis. Mas agora aliado do governador Marconi Perillo – adversário do velho Iris – o prefeito Iris batizou o filho de Marconi Aurélio.

Márlon vence

Justiça seja feita. O juiz Márlon Reis, idealizador da Ficha Limpa, foi inocentado por unanimidade pelo TRE do Maranhão com arquivamento da denúncia feita pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), que exigia processo disciplinar.

Márlon é autor do excelente livro ‘O nobre deputado’, em que revela, com entrevista de ex-parlamentar sob anonimato, o sujo modus operandi dos bastidores da corrupção.

Tá fácil demais

Com o mico de Aécio ao convocar protestos e dar a cara em praia de Santa Catarina no dia marcado, petistas brincam que Dilma vai lançar o ‘Mais Oposição’: importará os opositores venezuelanos de Nicolas Maduro, que realmente vão para as ruas.

Só tem santo

Causa estranheza entre os advogados das empreiteiras não ter ninguém da Odebrecht preso e indiciado na Operação Lava Jato, a despeito dos contratos bilionários com a Petrobras. A PF pediu a prisão de dois diretores, mas o juiz Sérgio Moro não autorizou. Houve apenas mandados de busca e apreensão. E segue o mistério.

O escolhido

Rodrigo de Castro, o deputado federal que figura há duas eleições entre os mais votados de Minas, é o candidato de Aécio a prefeito de Belo Horizonte. É filho do manda-chuva Danilo de Castro, ex-presidente da Caixa na Era Itamar Franco e chefe da Casa Civil nos oito anos de governo Aécio no Estado.

Terra No$tra

Quando tudo dá certo na invasão de terras, cada sem-terra pode receber R$ 40 mil do Incra e mais 10 hectares de terra numa desapropriação, conta um produtor rural de Goiás. O problema é que, contra a lei, muitos sem-terra depois loteiam os 10 hectares.

PT x PDT

José Lopez Feijó, presidente da petista CUT entre 2009 e 2012, faz campanha para ocupar o Ministério do Trabalho no lugar de Manoel Dias. A pasta desde 2004, na gestão Lula, é da cota do PDT. Fiel a Dilma apesar da queda do cacique Carlos Lupi.

Arte & Poder

A atriz Gloria Pires e o músico Orlando Martins compram mansão no Lago Norte em Brasília. O goiano Orlando inicia temporada na capital no primeiro bimestre.

Tem peito

Bolsonaro não mete medo em todo mundo. O deputado Miro Teixeira (PMDB-RJ) mandou um ‘fica na tua!’, respeitosamente, mas sério, para o deputado-militar.

Ponto Final

‘E vossa Excelência é o efeito!’
De Carlos Lacerda, da tribuna, ao ouvir da deputada Ivete Vargas de que era um purgante. Ele completaria 100 anos em 2014.

Com equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *