Lula x Mercadante

O ex-presidente Lula iniciou sua campanha na tentativa de voltar ao Palácio do Planalto em 2018. Pretende visitar aliados com a justificativa de segurar a base da presidente Dilma. Ao lado de Dilma, cresce a figura do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que também vai pleitear junto a ela – que tem a caneta e o Poder hoje – e ao PT o seu nome para disputar a sucessão. Mercadante tem controlado todo o Governo e indicado nomes de sua confiança para cargos importantes. O clima entre Lula e Mercadante é de desconfiança mútua. Enquanto Mercadante trabalha discreto, e forte, Lula na mesma intensidade, e escancaradamente, critica a equipe de Dilma e a articulação.

Vitrine
Mercadante quer emplacar Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma, no comando da APO. Será boa vitrine para desfilar com o eventual sucesso das Olimpíadas

Sois rei
Lula, apesar da saúde debilitada e em recuperação, não manda mais no Governo nem em Dilma, mas ainda é o manda-chuva do PT e o nome quase unânime para o Planalto.

Sois rei 2
Ao iniciar sua nova caravana pelo Poder, Lula vai afagando aliados importantes. Foi assim ao visitar Sérgio Cabral, o governador Pezão e o prefeito Eduardo Paes no Rio.

Pré-candidato
Ninguém fala ou promete nada. Mas desde a visita no Rio especula-se nas rodas do Poder que Cabral, se livre das suspeitas da Lava Jato, pode ser vice de Lula em 2018.

Lobista de luxo
A revelação é do jornalista Marcelo Rech, dos maiores especialistas em cobertura internacional, editor do site InfoRel: já na condição de ex-presidente, Lula esteve em San José para tentar reverter a decisão do governo costa-riquenho de cancelar um contrato com a OAS para a construção de uma rodovia de 58 km.

Na pi$ta
‘A OAS possui escritório em San José e, segundo funcionários do governo costa- riquenho, tentou superfaturar os valores da obra de tal forma que pedágio algum seria capaz de viabilizar o negócio’. O contrato seria de mais de US$ 200 milhões.

Ensaio
O deputado Indio da Costa (PSD), ex-DEM, é o potencial candidato a prefeito do Rio em 2016, carta na manga de Gilberto Kassab, a fim de fortalecer o partido na cidade. Indio foi vice na chapa de José Serra (PSDB) à Presidência em 2010.

No ritmo
Ex-ministro do governo FH, Gustavo Krause pula feliz da vida. É coautor da marchinha carnavalesca ‘Adoro Celulite’, vencedora do 10o Concurso Nacional de Marchinhas.

Mar brabo
Alvo da corregedoria do Ministério da Pesca, a chefe de gabinete herdada da gestão anterior, Cláudia Gama, está na mira dos colegas. Tida como matriarca de chicote, pela linha dura, é questionada por viagens a Vigo (Espanha), Lisboa e Mônaco.

Então ta!
Segundo o Ministério, as viagens foram a trabalho, representando o então ministro Eduardo Lopes em eventos oficiais. Ela foi repreendida por uso de carro oficial, com motorista, para compromissos pessoais.

Ciumeira
A agenda política do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), de procurar ministros e conversar com o ex-presidente Lula tem desagradado ao PTB no Estado, partido do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro.

Em campo
A disputa pela presidência da Federação Paranaense de Futebol entrou em campo – político. É demasiada a atuação de poderosos no embate que pode haver um terceiro tempo após dia 23 de março. Até a cúpula da CBF rachou entre os principais nomes.

Piada no salão
Circula a piada no Congresso Nacional: a PF vai transformar o iate de 100 pés de Eike Batista, apreendido, em prisão para os futuros detentos da Lava Jato.

No site
A Esplanada WebTV, programa de entrevistas da Coluna, volta semana que vem. Acompanhe em nosso site, na TV UOL, e no nosso canal no Youtube.

Ponto Final
Enfim, o ano vai começar no Congresso Nacional. Com Equipe DF, SP e Nordeste.
Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog Esplanada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *