Bateu o desespero

O Ministério Público de São Paulo conseguiu unir políticos da base e oposição a Lula com o pedido de prisão do ex-presidente. A gritaria não é apoio ao petista, é receio de um precedente. Envolve o temor com a decisão do STF sobre detenção imediata (mesmo com recursos protelatórios) de quem é condenado em segunda instância. Para ex-mandatários, se a Justiça em primeiro grau acolhe denúncia e condena alguém, há grande risco de a decisão não se reverter nos tribunais. É cela para qualquer um.

Novo PMDB

O senador José Serra está prestes a voltar ao PMDB, para se lançar à Presidência em 2018. Eduardo Paes será candidato ao Governo do Rio.

Fugitivo $edex

Está foragido da Justiça Alexej Predtechensky (gestão 2002-2011), ex-presidente do Postalis, o assaltado fundo bilionário (por ora) dos funcionários dos Correios.

Delcídio Delações S.A.

Quem leu a delação premiada de Delcídio do Amaral (PT-MS) crava que a PF visitará o gabinete de seis senadores. Por isso o petista se mandou de Brasília, com licença médica

Operação Senatus
“É difícil falar sobre o que já existe; imagine sobre o que não existe”, desconversa o presidente do Senado, Renan Calheiros, sobre suspeita de nova operação da PF na Casa.

Cartão vermelho

No HC que revogou a condução coercitiva do presidente interino da CBF, Coronel Nunes, para depor na CPI do Futebol, o ministro do STF Teori Zavascki enquadrou o senador Romário, presidente da comissão. Fez questão de lembrar que a CPI pode instruir o processo, mas não tem poder de processar e julgar ninguém.

Sem apito

O STF desobrigou o presidente da CBF de assinar termo de compromisso e proibiu qualquer medida de privação de liberdade. Romário não vai poder constrangê-lo.

Tô limpa

Em evento em Curitiba, o juiz Sérgio Moro citou políticos do PP julgados por corrupção. Na 1ª fila, vermelha, a vice-governadora Cida Borgheti, filiada ao partido.

Anti-Lula

Avançou na CCJ da Câmara, na surdina, a PEC que proíbe candidatura de quem foi reeleito em cargo Executivo. Barra o Lula. O relator é Elmar Nascimento (DEM).

Mistério

Continua o mistério no STF. Domingo passado, o relator da Lava Jato, ministro Teori, se reuniu com outros cinco colegas. Funcionários de nove gabinetes foram convocados.

Voz da defesa

Ex-advogado de Brizola, o criminalista Artur Lavigne considera ilegal a condução coercitiva de Lula pela PF. “E há medidas que podem ser adotadas contra isso”.

Ah, delegado..

Delegado Waldir, o federal mais votado de Goiás com discurso contra a corrupção, trocou o PSDB pelo PR. Negociou diretamente com.. o mensaleiro Valdemar da Costa.

Será?

Ex-governador e deputado federal, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), da ala independente, crava que “O PT está perto do fim”.

Gestão pública

O ex-ministro Marcio Fortes, diretor da Firjan, e o ministro do TCU Augusto Nardes se uniram para criar um curso sobre gestão na administração pública. Será no Ibmec.

Na banca

Aliás, Marcio Fortes volta a advogar. Obteve aval da OAB-Rio para abrir um escritório com Jerson Carneiro. Vão atuar no direito administrativo, cível e ambiental.

Ponto Final

O jornalista e escritor Carlos Heitor Cony completa hoje 90 anos, lúcido e com a pena afiada.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste
300x200px Blog Bastidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *