Eleitor mais experiente do lado do prefeito de Guarapari

O prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PSDB), tem cativado os eleitores mais experientes do município. Segundo a pesquisa Rede Vitória/Futura no município, 48,8% das pessoas com 60 anos ou mais disseram que vão votar no gestor. No levantamento estimulado, os votos no recorte faixa etária fazem uma espécie de escada, com os menores percentuais entre os mais jovens e aumento entre os mais velhos. Efeito contrário acontece com o adversário Carlos Von (Avante). O deputado estadual tem 36,2% entre os eleitores entre 16 e 24 anos e 10,5% entre os com 60 anos ou mais.

Quem se disse favorável ao prefeito também se concentra no Ensino Fundamental. Nada menos do que 45% dos eleitores nessa faixa disseram que vão votar em Edson Magalhães. Já 32,4% das pessoas com Ensino Superior disseram que preferem o rival mais próximo, o candidato Carlos Von.

Na pesquisa de rejeição, Edson Magalhães aparece com percentuais mais altos entre os eleitores que possuem o Ensino Médio (40,4%) e o Ensino Superior (41,2%). Ele também é rejeitado por 45% dos eleitores na faixa de 25 a 34 anos e 44,7% entre os entrevistados da faixa entre 16 e 24 anos.

A rejeição do prefeito é praticamente linear no recorte classe social. Entre os eleitores das classes A e B o percentual fica em 34,6%. Nas classes C e D/E, 31,1%. O adversário mais próximo, Carlos Von, é mais rejeitado pelos eleitores das classes A e B, com percentual de 19,2% nesse grupo.

Quando os eleitores foram perguntados sobre quem eles acreditam que vai ganhar a eleição, nada menos do que 68,9% das pessoas da classe C citaram o nome do prefeito Edson Magalhães. O tucano também tem percentuais elevados nas classes A e B (50%) e D e E (54,6%). Nada menos do que 61,4% dos eleitores com Ensino Fundamental também apostam na vitória do atual prefeito.

E entre os que depositam suas fichas no deputado Carlos Von, a concentração de eleitores que disseram acreditar na vitória do candidato está nas faixas etárias de 16 a 24 anos (27,7%) e 25 a 34 anos (25%)

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 24 e 25 de outubro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as determinações sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-00202/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *