Serra terá 2ª turno entre Sérgio Vidigal e Fábio Duarte

Na Serra, a decisão das Eleições Municipais vai para o segundo turno. Os 327.670 eleitores deverão voltar às urnas no dia 29 de novembro para escolher entre os candidatos Sérgio Vidigal (PDT) e Fábio (Rede).

Vidigal teve 47,46% dos votos e Fábio conquistou 19,39%.

Neste ano, nove candidatos entraram na disputa pelo executivo municipal: Alexandre Xambinho (PL), Bruno Lamas (PSB), Ebinho (PCdoB), Fábio (Rede), Gracimeri Graviorno (PSC), Luciana Malini (PP), Márcio Greik (MDB), Sérgio Vidigal (PDT) e Vandinho Leite (PSDB).

Quando a eleição vai para o 2º turno?

A Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Como no segundo turno há somente dois candidatos, aquele que receber mais votos automaticamente atenderá ao critério constitucional de obter a maioria absoluta dos votos válidos para assumir cargo executivo.

O Espírito Santo tem quatro cidades com mais de 200 mil eleitores, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por conta deste quantitativo, quatro municípios estão aptos a ter segundo turno: Cariacica (262.414 eleitores), Serra (327.670), Vila Velha (315.224) e Vitória (251.464).

* Com informações da Agência Brasil

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *