1ª vereadora trans, única prefeita, maior “lavada”: as surpresas das eleições no ES

Mesmo com poucas novidades no quadro político do Espírito Santo após o primeiro turno das eleições municipais, ainda há espaço para surpresas.

Os eleitores de Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo, elegeram a única vereadora transexual em todo o Estado. Lari Camponesa (Republicanos) recebeu 266 votos e foi a sétima mais votada do município. A partir de 2021, irá ocupar uma das nove cadeiras na Câmara municipal.

“Quero agradecer a Deus, minha família e meus amigos pela campanha que fizemos. Ninguém sabe tudo o que eu passei, o que eu vivi, o que eu sofri para ser a Lari Camponesa”, contou em um vídeo publicado nas redes sociais.

Em alguns municípios capixabas, a disputa pelas prefeituras foi acirrada, mas em outros foi uma “lavada”. Em Pedro Canário, no extremo Norte do Espírito Santo, Bruno Araújo (Republicanos), teve 10.221 votos, atingindo o maior percentual de votação no Estado: 81.01% dos votos válidos. O oponente do prefeito eleito, Dominguinho Sopelete (DEM) teve 18.99% dos votos.

Cada voto faz a diferença. No município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, Dr Coutinho (Cidadania) foi eleito com 31.83% dos votos válidos. O menor percentual do Estado. A diferença de votos para o segundo colocado, Alcântaro (PSD), foi de 162 votos.

Peter Costa (Republicanos): prefeito eleito mais jovem

Já o prefeito eleito mais jovem no Espírito Santo será Peter Costa (Republicanos) que tem 30 anos e administrará a Prefeitura de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. O próximo prefeito conquistou 7.345 votos, com 48.97% dos votos válidos.

Confira quantos votos cada candidato conquistou

O prefeito mais idoso foi eleito em Ibitirama, na região do Caparaó. Paulo Lemos (PSB) tem 83 anos e irá comandar o município a partir de 2021. Lemos conquistou 3.241 votos, formando 58.66% da preferência do eleitorado ibitiranense.

Ana (DEM): única prefeita eleita do ES

A eleição de mulheres no Espírito Santo foi baixa. A representação feminina nas principais câmaras diminuiu e nas prefeituras não foi diferente.

Leia também:
Veja quem apoiará quem no 2º turno

Em São Domingos do Norte, Ana (DEM) foi a única prefeita eleita no Espírito Santo. Ela conquistou 2.281 votos.

Reportagem de Lucas Henrique Pisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *