Royalties do pré-sal e aeroporto entre prioridades de Ferraço

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (PMDB), reuniu, nesta terça-feira (23), diversos representantes da sociedade para definir as metas que serão prioridades no seu mandato como senador a partir do ano que vem. Ao todo, foram debatidas 78 ações divididas em 11 grandes temas. Entre elas, revisão do projeto que divide os lucros do pré-sal, o retorno das obras de ampliação do aeroporto de Vitória e a recuperação das BRs 101 e 262. O encontro foi encerrado em clima de confraternização em um almoço, que contou também com a presença do governador Paulo Hartung (PMDB).

Reforma

Deve começar a ser discutido na proxima segunda-feira (29) o projeto que extingue cargos comissionados na Assembleia. O presidente da Casa, Elcio Alvares (DEM), já quer votação no dia seguinte, mas tem deputado que não está muito satisfeito, já que alguns ainda não tem conhecimento do que se trata a matéria com mais profundidade. O que é certo por lá é que alguns setores vão deixar de existir, como Casa dos Munici­pios e Interlegis.

Sem referência

Mas já tem prefeitos e presidentes de Câmaras contrários à extinção da Casa dos Municípios. É que, segundo eles, depois que acabaram com a Casa dos Prefeitos, que funcionava no Palácio Anchieta, a única referência do pessoal do interior aqui na Capital é a Casa dos Municípios. Durma com um barulho desses…!

Dono do pedaço

Sempre após eleição, candidatos eleitos disputam o título de quem manda na região do Caparaó, compreendida por 10 municípios capixabas. Este ano o campeão de votos por lá foi o deputado SérgioBorges (PMDB), com sete mil. Em segundo, vem o verde Sandro Locutor, com pouco mais de 2,5 mil votos. Glauber Coelho (PR), ao contrário do que vem sendo divulgado, vem em terceiro lugar, com 2,3 mil votos na região.

Hora de cobrar

Durante campanha, o então candidato ao governo Renato Casagrande (PSB) foi recebido por empresários da Serra para apresentar suas propostas. Agora é a vez de eles cobrarem as promessas. Eles vao receber Casagrande, na próxima sexta-feira (26), para pedir empenho no futuro governo em obras como o Contorno do Mestre Álvaro, aeroporto de cargas e expansão portuária do município.

Solenidade

Será realizada nesta quarta-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa, sessão especial para discutir a atuação dos conselheiros tutelares no Estado. Haverá palestras e debates sobre o trabalho dos profissionais. O evento, que começa à s 14 horas, será realizado a pedido da deputada estadual Luzia Toledo (PMDB).