MPF-ES vai fechar o cerco contra fraude nas campanhas eleitorais

Às vésperas da campanha eleitoral, que começa em agosto rumo às eleições municipais, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) promete não dar trégua para aqueles que insistem em descumprir a Legislação. O procurador Regional Eleitoral, Carlos Vinicius Cabeleira, está de olho nos candidatos que vão se lançar na disputa. Ele tem dito que o foco do trabalho esse ano será no combate à corrupção, à compra de votos, ao abuso de poder e, principalmente, ao caixa-dois, irregularidade muito comum apesar de toda a fiscalização. Aliados de candidatos que ocupam cargos públicos também devem redobrar a atenção. Para se ter uma ideia, recentemente a Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE-ES) conseguiu, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a condenação do subsecretário de Saúde de Aracruz, Anderson de Paula Santos Pereira, ao pagamento de multa no valor de R$ 5,3 mil por utilizar o celular da prefeitura para fazer campanha política em período eleitoral em 2014. O cerco vai ficar ainda mais fechado. Promessa do procurador Cabeleira!

Cafezinho nosso
A deputada Janete de Sá (PMN), presidente da comissão de agricultura da Assembléia Legislativa, está que é só alegria com a decisão do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, de proibir a importação do café peruano. Ela diz que essa é uma grande vitória do setor cafeeiro que está sofrendo com a seca no Estado. “O café arábica produzido no Espírito Santo é de altíssima qualidade. Vamos continuar trabalhando para manter esse nível de excelência”, comemorou.

Corte na própria carne
Em Marechal Floriano, o presidente da Câmara Juarez José Xavier vai promover uma audiência pública para discutir a redução dos salários dos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários. O encontro acontece no dia 31 de maio, na sede do Legislativo municipal. O que uma crise não faz…

Racha na cultura
Os artistas do Espírito Santo esperam seguir os passos das ocupações nacionais a prédios do Ministério da Cultura para protestar pelo fim da pasta no Governo Temer. Mas aqui estão passando por alguns problemas. Um deles é que não tem prédio do MinC em Vitoria. Outro é que está tendo confusão entre os próprios artistas. Uma das líderes do movimento está convocando a categoria, mas alguns colegas estão sendo vetados de participar das manifestações. Assim enfraquece…

Maus tratos
Na próxima terça-feira (24), se houver quórum pós-feriado e vésperas de Corpus Christi, será instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de maus-tratos contra animais. Inicialmente, o grupo terá 90 dias para desenvolver seus trabalhos. A Comissão terá como membros efetivos a deputada Janete de Sá (PMN), que foi a autora do requerimento que criou o colegiado, e os deputados Amaro Neto (SD), Doutor Hércules (PMDB), Gildevan Fernandes (PMDB) e Marcos Bruno (Rede). Os suplentes serão Raquel Lessa (SD), Erick Musso (PMDB) e Luzia Toledo (PMDB).

Assediado
Único capixaba no ministério do Governo Temer, o ministro Marcos Pereira (PRB), titular da pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, tem recebido quase diariamente lideranças políticas do Espírito Santo. Na quinta-feira, por exemplo, teve encontro com o senador Ricardo Ferraço (PSDB) e o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

08591e54-f90a-4eb9-b190-d208dfbd42cc

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada