Tucanos desprestigiados por PH começam a se rebelar

E o clima só esquenta em ninho tucano!  Parte da cúpula PSDB capixaba está muito insatisfeita com o governo do estado. Segundo alguns tucanos, tem membro da executiva estadual esperando para ser contemplado com um cargo, desde o mandato anterior de Paulo Hartung. Como isso até agora não aconteceu o ninho está dividido, com discussões acaloradas e caras viradas entre os correligionários.

Desprestigiados irritados
O último tucano a assumir um posto no alto escalão do governo Paulo Hartung foi Vandinho Leite e os desprestigiados teriam ficado ainda mais irritados. Vandinho anda tentando amenizar o clima entre os colegas de partido, mas, sem êxito. O processo eleitoral de 2018 vai ser bem interessante no PSDB capixaba. O partido pode sofrer algumas baixas importantes até lá.

Quantos predicados
Por falar em Vandinho Leite, o tucano é mesmo ser muito capacitado. Durante a gestão de Renato Casagrande, Vandinho, que era do PSB, ocupou o posto de secretário de Esportes e Lazer. Agora, no PSDB, partido do vice-governador, vai comandar a pasta da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. É a continuidade do processo de formação do secretariado político.

Sem preocupação
Vandinho Leite andava meio chateado desde que não assumiu uma cadeira na Câmara Federal, em 2014, mesmo tendo alcançado quase 90 mil votos. O tucano culpou a legislação eleitoral brasileira, já que candidatos de outras legendas foram eleitos com menos votos. Com tanto espaço para técnicos nas secretarias do Poder Executivo nem precisa mais se preocupar com as urnas.

Fraude
Duas empresas que participaram de licitação para prestação de serviços gerais ao governo do estado, foram multadas em mais de R$ 450 mil. Segundo a Secretaria de Estado de Controle e Transparência, as empresas teriam fraudado o processo licitatório através de “ajustes e combinação”.

249 mil para planejar
A Secretaria Estadual de Economia e Planejamento vai contratar, sem licitação, uma empresa de consultoria para realizar o Planejamento Estratégico do governo do estado. A consultoria vai custar a bagatela de R$ 249 mil. O detalhe é que, embora a Secretaria tenha avisado que trata-se de contratação por inexigibilidade de licitação, chama a atenção o fato de o presidente e fundador da empresa ser o economista e parceiro de longa data do governo PH, Claudio Porto.

Fatias do bolo
Em 2008, no primeiro governo de Hartung, Claudio Porto concedeu entrevista a uma revista de circulação nacional elogiando a gestão do peemedebista. Desde então, Porto é o responsável por avalizar a competência do governador capixaba. A empresa de consultoria de Claudio Porto já é detentora do contrato ES 2025, também do governo estadual. Vale citar que a inexigibilidade de licitação se dá quando não há competição ao objeto a ser contratado.

Novo líder
Ao que tudo indica o deputado Josias da Vitória será o líder do PDT na Assembleia Legislativa. O atual líder, Euclerio Sampaio vira vice-líder e Rodrigo Coelho completa a bancada do partido na Casa. O PDT ainda vai decidir se entra ou não na Frente Parlamentar que fez oposição ao blocão. Mas, uma coisa já ficou decidida: os três deputados vão sempre votar juntos nos projetos mais importantes.

Central de cobrança
A crise financeira atingiu até mesmo partidos políticos. Mas, já tem sigla correndo atrás do prejuízo. A Rede Sustentabilidade decidiu contratar uma empresa de cobrança para fazer a arrecadação das contribuições dos filiados. Além disso, o partido vai passar a adotar o uso de cartão de crédito e boleto bancário, dentre outras modalidades de pagamento, para regular a situação dos filiados. E aí redistas, vocês estão em dia com as contribuições?

Em busca
Está aberta à caçada à Organização Social para gerir o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o Himaba. Vamos acompanhar o processo.