Eleições internas no PT movimentam mercado político no ES

O deputado federal Givaldo Vieira está tentando minar as forças dos adversários para as eleições internas do PT capixaba. Nessa quinta-feira (08), o parlamentar trouxe ao estado, o senador Lindberg Farias, que é candidato à presidência do PT nacional. Lideranças petistas afirmam que Lindberg vencerá chamado PED 2017 e vai comandar o partido daqui pra frente. Simpatizantes de Givaldo vêm pedindo votos alegando que “é preciso tirar o PT capixaba das mãos dos caciques petistas João Coser, Eliezer Tavares e Nunes.

Exemplo capixaba 
Durante a votação do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quarta-feira (07), que decidiu proibir o direito de greve por parte de policiais de qualquer carreira, foi citada a crise na segurança pública no Espírito Santo. O ministro Luis Roberto Barroso afirmou que seu voto a favor da proibição das greves foi influenciado pela paralisação da PM capixaba. “Nós testemunhamos os fatos ocorridos no Espírito Santo, em que, em última análise, para forçar uma negociação com o governador, se produziu um quadro hobbesiano, estado da natureza, com homicídios, saques”, declarou o ministro Barroso.

Correção – Duda Brasil
Diferente do que publicou a Coluna, nessa quinta-feira (06), o vereador de Vitória, Duda Brasil, do PDT não está envolvido em denúncia de funcionários fantasmas em seu gabinete. A assessoria do parlamentar esclareceu que, na verdade, a investigação comandada pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), da Câmara Municipal de Vitória, se refere a uma denúncia sobre desentendimento entre um munícipe e uma servidora. A Coluna reconhece o erro e reforça seu compromisso com a publicação da notícia verdadeira.

Eleição na Educação
Profissionais da educação estão de bem com o prefeito de Vila Velha, Max Filho. O prefeito sancionou a lei que estabelece o processo de eleição direta dos diretores escolares no município. A lei é resultado de várias reuniões realizadas pela Câmara Municipal com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes). e representantes da categoria. Com a lei, pais, alunos, professores e servidores da educação escolhem, por meio de voto, quem serão os próximos diretores escolares.

Contra Reforma 
A deputada federal Norma Ayub se manifestou sobre a Reforma da Previdência. Segundo Norma, não há necessidade​ de alterar as idades vigentes, nem de reduzir valores já estabelecidos em lei. Na opinião da parlamentar, se isso acontecer seria “uma crueldade com os trabalhadores, principalmente nessa época em que o povo brasileiro já sofre tanto economicamente, e sem a atenção necessária, especialmente na área de saúde”. Norma Ayub disse, ainda, que votaria favorável caso o texto da lei beneficiasse os trabalhadores, como também os que dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Discurso oportunista
Do outro lado, aliás, o único deputado capixaba favorável ao texto original da Reforma Previdenciária, Lelo Coimbra declarou que muita gente está “dando margem a interpretações equivocadas e oportunistas visando as próximas eleições, como os deputados do PT”. Ainda, segundo Lelo, a Reforma é necessária, “pela evolução de maior tempo de vida após nascimento e após se aposentar, somado ao rombo deixado pelos governos anteriores”.

Prestação de contas
O secretário estadual de saúde, Ricardo de Oliveira, vai até a Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (07) para apresentar aos deputados a prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2016. A audiência pública será realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Casa.

Almoço do PSD
O subsecretário de Estado de Logistica, Transporte e de Comércio Exterior, Neucimar Fraga, teve uma reunião com o deputado Enivaldo dos Anjos e o vereador Adeilson Horti Super. Ambas as lideranças são do PSD. O encontro aconteceu em um charmoso restaurante na Praça do Papa, onde eles degustaram o cardápio do dia, que faz parte de um festival de gastronomia que está movimentando Vitória. Segundo fontes ligadas ao partido, Neucimar, Enivaldo e Adeilson ficaram mais de duas horas no local, conversaram sobre o estado, sobre Vila Velha e riram muito.

Semanalmente
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) criticou a falta de juiz no Fórum de Marilândia. Segundo Mafra, o município é pequeno, mas, tem cerca de três mil processos. O juiz substituto de Linhares atende Marilândia uma vez por mês. Ainda de acordo com Homero Mafra o ideal é ter o juiz pelo menos duas vezes por semana.