Comissão da Ales vai convocar órgãos para falar sobre acidente na BR 101

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) decidiu que convocar diversos órgãos para uma reunião sobre o acidente ocorrido na última quinta-feira (22) na BR-101 sul, em Guarapari. A tragédia matou 23 pessoas. Os deputados membros do colegiado querem tratar da responsabilidade dos envolvidos e de medidas para evitar novos desastres. No entanto, a data para essa convocação ainda não foi definida.

Sucessão de erros
Entre os órgãos que serão ouvidos pela Comissão de Infraestrutura da Ales estão o DER-ES, a ANTT, o SindiRochas e a Eco 101. Para o presidente do colegiado, deputado Marcelo Santos (PMDB), está claro que “o acidente (em Guarapari) foi uma sucessão de erros e é preciso falar sobre isso”.

PL da LDO aprovada
Os deputados estaduais aprovaram, por 23 votos a dois, o Projeto de Lei que vai definir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018, exatamente conforme parecer da Comissão de Finanças. Das 100 emendas apresentadas, 54 foram aprovadas, 26 rejeitadas, 16 se transformaram em subemendas e outras quatro foram retiradas pelos próprios autores.  A expectativa de receita para o ano que vem é de R$ 16,1 bilhões. O valor é 4,7% maior do que o estimado na LDO 2017, que foi de R$ 15,44 bilhões.

O Palácio é melhor?
Foi concorrida a solenidade em que o governador Paulo Hartung anunciou a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água de Carapina, na Serra. Entre os presentes estavam os prefeitos Audifax Barcelos, da Serra e Juninho, de Cariacica. Mas, quem esteve no Palácio Anchieta viu que o local parecia mais com a Câmara Municipal da Serra, tamanha era a quantidade de vereadores do município. Se as sessões da Casa de Leis fossem do mesmo jeito…

Deputados? Presentes!
E ainda falando sobre convidados da solenidade ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água de Carapina, os deputados estaduais aproveitaram que o evento foi realizado no período da manhã e compareceram em maior número, coisa que não vinha ocorrendo nas cerimônias do Palácio Anchieta.

Ano dos pequenos partidos
Já está provado que o processo eleitoral de 2018 vai ser bem acirrado. As movimentações continuam a todo vapor, em alguns partidos mais que em outros. O PV e a Rede estão ciscando em vários terreiros em busca de representantes de peso. Lideranças do PSDB, PMDB, PSB e PDT estão sendo sondadas para candidaturas, inclusive ao Senado. Analistas políticos acreditam que 2018 vai ser o primeiro ano dos pequenos partidos ganharem as eleições, graças à migração de políticos com mandato para ninhos menores.