Rodrigo Coelho e o papel”ão” do líder

Pegou mal para o deputado Rodrigo Coelho (PDT) reconhecer o mérito da proposta que criaria políticas de incentivo à geração de energias limpas no Estado, mas, encaminhar pelo arquivamento do texto, sob alegação de vício de iniciativa. O vício de iniciativa se deu apenas porque, segundo o pedetista, já estaria acordado entre os parlamentares que propostas de “novas políticas públicas” caberem apenas ao poder executivo estadual. A função de líder do governo tem dessas coisas.

Sem feriadão
Três pontos facultativos foram excluídos do calendário da Assembleia Legislativa (Ales) pela Mesa Diretora da Casa. Os dias 16 de junho, 13 de outubro e 3 de novembro, três sextas-feiras que esticariam feriados na Ales terão expediente normal. Vale lembrar que às sextas-feiras não há sessões na Assembleia Legislativa capixaba, mas, se não haverá mais ponto facultativo nessas datas, os gabinetes devem funcionar normalmente, bem como os servidores e parlamentares devem trabalhar como qualquer outro trabalhador que não emendar o feriadão.

Quase 100 emendas na LDO
Nove deputados apresentaram juntos, 99 emendas ao texto original do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A expectativa de receita para 2018 é de R$ 16,1 bilhões, 4,7% maior que o valor estimado para 2017. O texto da LDO começou a tramitar na Assembleia Legislativa (Ales) no início do mês de maio e deve ser finalizado até 17 de julho, com discussão e votação em plenário. A casa só pode entrar em recesso após finalizar o processo.

O autor
O vereador Sérgio Camilo (PSC) se manifestou sobre a possível criação de uma CPI da Saúde em Cariacica, conforme nota publicada na Coluna, com exclusividade. Segundo o parlamentar, no dia 02 de maio ele protocolou um requerimento de abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o que chamou de “mazelas e problemas” de gestão na saúde do município. O requerimento precisava de sete assinaturas para começar a tramitar, mas, nenhum vereador assinou o documento. Situação diferente do que aconteceu em reunião com o deputado Marcelo Santos, em que 13 parlamentares combinaram a criação do colegiado.

Criatividade aflorada
Sempre irreverente em suas cobranças, dessa vez o líder comunitário e suplente de vereador de Vitória, Evandro Figueiredo, decidiu espalhar na internet um cartaz com uma foto de um carro fumacê e a frase “Procura-se, paga-se recompensa”. Evandro reclama em Jardim Camburi sobra mosquitos e cobra mais atuação do fumacê.

Fumacê

Vergonha
O deputado federal Paulo Foletto (PSB) comentou o resultado do julgamento da chapa Dilma-Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O voto do ministro relator, muito consistente, muito bem embasado em situações que o direito prevê foi jogado no lixo”, declarou Foletto. Para o socialista, o resultado do julgamento é uma “vergonha”.