Prefeito de Jaguaré é notificado e passa a ser investigado pela Câmara

A briga em Jaguaré, no norte capixaba, só cresce. Na manhã dessa terça-feira (19), o prefeito em exercício, Ruberci Casagrande (DEM) foi notificado sobre a instalação da Comissão Parlamentar Processante (CPP), na Câmara Municipal. A CPP vai apurar a conduta de Ruberci, que segundo denúncia apresentada na última segunda-feira (17), teria cometido ao menos oito graves irregularidades administrativas.

“Eu já sabia”
Segundo o secretário de Planejamento de Jaguaré, Weberton Zordan, o prefeito em exercício encaminhou a notificação à Procuradoria Municipal e aguarda, com tranquilidade o andamento das investigações. “Ruberci já esperava essa atitude por parte dos vereadores. Desde que o prefeito Rogerio Feitani foi afastado, os parlamentares têm se movimentado para desestabilizar a gestão de Ruberci, que assumiu a prefeitura por determinação da Justiça”, declarou o secretário.

Férias para uns. Curso para outros.
Os deputados estaduais estão gozando de férias até o dia 31 de julho, mas, os servidores da Assembleia Legislativa (Ales) estão a pleno vapor, participando de um programa de qualificação para o atendimento. Os trabalhadores vão passar por uma espécie de reciclagem para atender na Recepção e na Segurança da Casa, com o funcionamento e o regimento interno. O programa terá carga horária de 60 horas. Ao todo, 75 funcionários da Diretoria de Segurança Legislativa participam da capacitação, entre seguranças e recepcionistas.

Patrimônio Cultural Imaterial
A tradicional Festa da Polenta, realizada em Venda Nova do Imigrante, pode ser declarada patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. A proposta é do deputado Jamir Malini (PP). A Festa da Polenta chega este ano à sua 39ª edição e vai ser realizada em outubro, com a apresentação de grupos musicais e o tradicional Tombo da Polenta, em que mais de uma tonelada da iguaria italiana é entornada em um panelão gigante.

Comemoração especial
Vem aí uma imensidão de vias pavimentadas em Viana, na Grande Vitória. Durante reunião em Brasília, com a senadora Rose De Freitas (PMDB), o prefeito Gilson Daniel (Podemos) conseguiu garantir nada menos que R$ 20 milhões para pavimentação de vias do município. Conquista que Gilson aproveitou para comemorar, já que essa semana foi seu aniversário.

Sem clima
O Senador Magno Malta reafirmou que esse não é o momento de mudar as regras da Previdência Social sem um amplo debate com a sociedade. Magno aconselhou o presidente Michel Temer a não colocar a Reforma da Previdência em pauta. Pela convicção do senador, ao contrário da Reforma Trabalhista, a da Previdência não passa no Congresso Nacional. “Não tem clima para este debate na íntegra”, declarou Malta.

Aprendendo a cobrar
Prefeitos, secretários municipais da Fazenda e procuradores-gerais dos 78 municípios do Estado estão convidados para debater cobranças de dívidas e execução fiscal, em evento promovido pelo Grupo de Trabalho para Política de Conciliação em Execução Fiscal do Poder Judiciário do Espírito Santo em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC). O encontro será realizado no dia 24 de julho, segunda-feira, às 13 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça. O objetivo do encontro é dar conhecimento às novas administrações municipais e reforçar os termos da Deliberação Conjunta, de setembro de 2015.