Governo do Estado é surpreendido com reunião extra da BR 101

O governador Paulo Hartung anunciou a reunião para essa segunda-feira (31), com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e acabou atravessado por boa parcela da bancada federal capixaba. A senadora Rose de Freitas (PMDB), colega de partido do governador, coordenou uma reunião, horas antes daquela marcada por Hartung. Com a presença de pelo menos metade da bancada, não só Jorge Bastos, mas, também, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Agendas cheias
Fontes disseram à Coluna que Rose de Freitas queria muito se antecipar a PH e para isso, alegou que os parlamentares tinham compromissos pré-agendados, mas, que não abriam mão de conversar com o ministro e o diretor da ANTT. Segundo essas fontes, a divisão e o conflito de ideias dentro da pequena bancada federal capixaba tem facilitado o caminho de Rose. Que venha 2018. A duplicação da BR 101 foi só um capítulo dessa novela que só vai acabar após o resultado das eleições do ano que vem.

Eco 101 não foi convidada
Os bastidores da reunião na tarde dessa segunda (31), no Palácio Anchieta, em Vitória apresentaram algumas curiosidades. O assunto era a duplicação da BR 101, mas, a concessionária Eco 101, que administra a rodovia no estado não compareceu. E não compareceu porque não foi convidada. A quem interessa poupar os representantes da concessionária do desgaste com a sociedade? Pergunta que não quer calar. Aliás, desde que começou a cobrar pedágio nas sete praças rapidamente construídas no estado, a Eco 101 responde à imprensa, sempre por meio de nota.

Parlamento em minoria
Quem também não compareceu à reunião no Palácio foi a maioria dos deputados estaduais. Deu para contar nos dedos que estava presente. Parlamentares do interior, como Rodrigo Coelho (PDT) e Pastor Marcos Mansur (PSDB), por exemplo, deixaram seus redutos, nesse último dia de recesso e participaram do evento. Além desses, as deputadas Raquel Lessa, Eliana Dadalto e Luzia Toledo e o deputado Sandro Locutor representaram a Ales.

Mal estar das competências
Além do mal estar causado pela atravessada que Rose de Freitas deu no governador, ainda teve o desencontro de informações e a troca de acusações. O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede) culpou a Eco 101 pelo grande número de acidentes graves na BR 101, na Serra. Audifax disse que a empresa não vem cumprindo seu papel, no que tange a manutenção da rodovia. Confrontado por esse argumento, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella disse que é preciso averiguar de quem é a responsabilidade. Mas, será que o prefeito se enganaria com isso: Afinal, a Eco 101 já foi multada em mais de R$ 30 milhões, por diversas falhas.

Governador vai entregar troféu no Prêmio Líder Empresarial
O Governador Paulo Hartung (PMDB) confirmou presença na entrega da 7ª edição do Prêmio Líder Empresarial, que acontece em noite de gala nesta quarta-feira, dia 02, no cerimonial Le Buffet, em Vitória. O chefe do Executivo Estadual vai entregar o troféu de Líder do Ano ao presidente do Sicoob, Bento Venturim.

Neutro
Ainda falando em Audifax Barcelos, o prefeito preferiu ficar neutro sobre a nova eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, já que a Justiça anulou a sessão que reelegeu Neidia Maura Pimentel ao cargo de presidente da Casa. O prefeito alegou que as coisas estão acontecendo rápido demais e que ele não está conseguindo acompanhar o caso.

Malta pode mesmo ser vice de Bolsonaro
O senador Magno Malta (PR) chegou na noite dessa segunda ao Brasil, depois de uma temporada em Jerusalém com a esposa, a presidente do PSC capixaba. Malta desembarcou em São Paulo e foi direto para Brasília. Entre um aeroporto e outro, o senador aproveitou para falar com a Coluna sobre as possibilidades para 2018. Malta que tem o vocabulário repleto de chavões, não deixou por menos quando perguntado sobre uma possível chapa com o deputado Jair Bolsonaro para a presidência da República. “Bolsonaro não me procurou, nem eu o procurei para isso, mas, conversamos muito e decidimos que estaremos juntos em 2018 para tirar o Brasil desse buraco. Pra ser vice eu vou ser vice ou verso. A moeda não tem vice e verso? Quem pode ser vice não pode ser verso?” questionou Magno Malta.

Pelo café
O senador Ricardo Ferraço apresentou relatório à Comissão de Assuntos Econômicos – CAE pela aprovação do projeto do deputado federal Evair de Melo (PV), que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. “Estamos com esse trabalho em curso para aumentar significativamente o apoio e incentivos ao cafeicultor. A cafeicultura e os mercados evoluem e o produtor rural tem que ter condições de seguir esse embalo e sempre se fortalecer”, destacou Evair.

Renúncia de foro
Por falar no senador Ricardo Ferraço, na tarde dessa segunda, ele falou com exclusividade à Coluna e disse que insiste na extinção do foro privilegiado. Sobre o pedido de renúncia de foro à Procuradoria Geral da República (PGR) sobre o processo que responde na Lava Jato, o parlamentar informou que o órgão ainda não analisou seu pedido.