Malta e Ferraço faltam sessão no Senado e rodam o ES em audiências

Nessa quarta-feira (23), o Senado tinha uma sessão deliberativa marcada para as 14 horas. A sessão aconteceu, no entanto, dos três representantes capixabas, dois estavam aqui, mais precisamente, em Vitória, acompanhando o pastor Silas Malafaia, convidado do senador Magno Malta (PR) para um debate sobre a imunidade tributária às instituições religiosas. Bom, o outro senador ausente do plenário nessa quarta, foi Ricardo Ferraço (PSDB), que estava bem próximo a Malta na Caravana da Vida, mas, decidiu tirar o time de campo assim que foi citado nas delações da Lava Jato.

Ausências seguiram nessa quinta
A assessoria de Ricardo Ferraço confirmou que ele participou do evento em uma igreja da Capital e que nessa quinta-feira seguiu para o interior do Estado. Magno Malta também permanece em solo capixaba, embora as quintas-feiras sejam “dias úteis” em Brasília. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele liderou audiências públicas sobre imunidade tributárias a instituições religiosas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e São Mateus, a pedido do relator da matéria, senador José Medeiros (Podemos-MT). Ainda segundo a assessoria Malta já teria justificado sua ausência.

Interação com a imprensa
O Ministério Público estadual fará um workshop para a imprensa em outubro, em data ainda a se confirmar. O objetivo será provocar o setor sobre o papel do Ministério Público no dia a dia da comunidade e sua relação com a imprensa.

Ministro no ES
Chega ao Estado às 9 horas, o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira. Ele vai visitar as obras de ampliação do aeroporto de Vitória e depois segue para o novo terminal de passageiros, onde acontecerá uma cerimônia oficial. O ministro deve abordar os prazos das grandes obras federais no ES, como as do aeroporto e do Porto de Vitória, além de falar dos temas debatidos nessa quarta (23), em Brasília, pelo conselho de ministros do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), incluindo as concessões de áreas do Porto.

Ales não-acessível
Nesta que é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o deputado estadual Doutor Hércules voltou a cutucar a Assembleia Legislativa (Ales). Ele é autor da Indicação para instituir o Programa de Acessibilidade na Ales e outra para que as transmissões da TV Ales incluam intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O parlamentar voltou a protocolizar as matérias na Casa. Desde 2009 o deputado luta por tais indicações e, desde 2015, tenta fazer com que o Estatuto da Pessoa com Deficiência seja integralmente cumprido.

Comida só local
Em Anchieta, a vereadora Tereza Mezadri (PV) quer limitar o uso do ticket-alimentação dos servidores municipais. Ela enviou ao prefeito Fabricio Petri, uma indicação pedindo estudo da Procuradoria Municipal para viabilizar o uso do benefício apenas nos estabelecimentos do município. A rede de cartões que atende os servidores é aceita em praticamente todo o território capixaba, mas, Tereza quer concentrar os recursos em Anchieta, alegando dificuldades orçamentárias.

Campeões do Futuro
Uma reunião entre Richardson Borges, liderança comunitária da Grande São Pedro, o secretário de Esportes de Vitória, Wallace Valente e o secretário estadual de Esporte e Lazer, Roberto Carneiro, pode resultar em uma parceria para a implantação do Projeto Campeões do Futuro. Segundo Richardson, o Projeto terá um núcleo de escolinha de futsal no bairro Condusa, região da Grande São Pedro. “O projeto vai oportunizar aos alunos, a prática esportiva aliada à educação, e assim, afastá-los do risco social e do envolvimento com a criminalidade”, destacou a liderança.

Novas Farmácias Básicas
Itapemirim, no sul capixaba conta com duas novas Farmácias Básicas. As unidades foram inauguradas na última quarta-feira (23) pelo prefeito em exercício, Thiago Peçanha. Com as novas farmácias os moradores das regiões de Luanda e Safra não precisam mais se deslocarem até a Sede do município para buscar medicamentos, o que gera conforto e economia com o deslocamento.

Espalhando saúde
Com as inaugurações dessa quarta, Itapemirim passa a contar com seis unidades de Farmácia Básica. “O nosso objetivo é espalhar os atendimentos em Saúde por todo o município, facilitando o acesso da população. Itapemirim possui grande território, não é justo que os serviços sejam centralizados”, informou o prefeito Thiago.

Mansur atende o interior
O deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) esteve no município de Conceição do Castelo, onde se reuniu com vereadores e lideranças comunitárias. Na oportunidade as lideranças locais relataram ao parlamentar a realidade sócio-econômica e apresentaram demandas. O deputado demonstrou solidariedade com o município. Estiveram presentes os vereadores Augusto Soares (PSDB), Marciel Moreira (PV), José Lucio (PTN) e Mario Carlos Ambrosim (PRB).