ES lança Código de Conduta dos Fornecedores

O Governo Estadual saiu na frente, e é o primeiro a lançar um Código de Conduta e Integridade dos Fornecedores. O Código deverá ser seguido pelas empresas. De acordo com o Governo, a medida serve para prevenir a corrupção e assegurar uma melhor prestação de serviços à população. A mensagem com a criação do Código foi encaminhada à Assembleia Legislativa (Ales). O documento elaborado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) foi assinado pelo governador Paulo Hartung.

Referência
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, responsável pela elaboração do Código de Conduta e Integridade dos Fornecedores destacou que o ES é “referência nacional na aplicação da Lei Anticorrupção, na investigação e punição de infratores”. Desde que a Lei entrou em vigor, em 2014, já foram abertos 32 processos, com 13 condenações, 15 empresas punidas e mais de R$ 3 milhões em multas.

Influência digital
A semana começa com a divulgação de uma pesquisa que mediu o tamanho da influência do parlamento brasileiro nas redes sociais. O senador Magno Malta (PR) é o capixaba com maior destaque, ocupando a 12ª posição no ranking entre os 594 membros do legislativo e em 5ª colocação entre os 81 senadores. Em segundo lugar, representando o ES, ficou o deputado federal e presidente do PP do Espírito Santo, Marcus Vicente na 47ª posição nacional entre os 513 deputados federais, e na 68ª colocação geral entre os 594 parlamentares. A FSB Pesquisa é um estudo inédito sobre a presença, o alcance e a influência dos parlamentares nas redes sociais.

Íntimos
Ainda causa reboliço, a visita do presidente em exercício Rodrigo Maia (DEM) ao ES. Durante sua passagem pelo Palácio Anchieta, Maia escreveu algo no celular do vereador de Vitória Max da Mata. Uma fonte ligada ao vereador garantiu que o presidente apenas anotou o número de seu telefone pessoal para Max. Rodrigo Maia teve seus contatos divulgados e foi obrigado a trocar de telefone. Max e Maia são amigos íntimos desde a época do PFL Jovem.

Juntinhos
O fim de semana foi badalado no interior capixaba. Água Doce do Norte, por exemplo, fico pequena para tantas personalidades políticas juntas. Sábado (02) era dia de comemoração dos 29 anos de emancipação política do município e a senadora Rose de Freitas (PMDB) aproveitou a data para entregar recursos articulados por ela, em Brasília. Mas, Rose teve que dividir os holofotes com o senador Ricardo Ferraço (PSDB),  o deputado federal Carlos Manato,  vários  deputados estaduais e os prefeitos da Grande Vitória Audifax Barcelos, da Serra, e Gilson Daniel, de Viana; dentre outras autoridades. Ufa!

Luto oficial em Itapemirim
A prefeitura de Itapemirim determinou luto oficial de três dias e ponto facultativo nesta segunda-feira (04), para os funcionários, em virtude da morte do secretário municipal de Gerência Geral, José Mauro Sales da Penha, ocorrida na noite desse domingo (03). O prefeito interino, Thiago Peçanha não quis se manifestar sobre o assunto.

CPI do lixo em Itaguaçu
O clima esquentou em Itaguaçu. O vereador Uesley Corteletti (SD) vai protocolar requerimento para abertura de uma CPI para investigar o contrato da Prefeitura com uma empresa responspável pela coleta de lixo no município. De acordo com as declarações do prefeito à imprensa, na última sexta-feira (1°), o contrato, que deveria ser quitado em quatro parcelas foi pago integralmente, devido a um erro no edital.  Segundo Corleletti, a empresa tem contratos sendo investigados pelo Ministério Público, em outros municípios capixabas, como Ponto Belo e São Mateus.