Nova reunião no dia 19 vai tratar da novela na BR 101

A senadora Rose de Freitas (PMDB) terá reunião na próxima terça-feira (19), com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e representantes da concessionária Eco 101. Segundo Rose, é preciso discutir uma solução definitiva para os impasses em torno da duplicação da BR 101. O encontro será na sede do Ministério do Planejamento, em Brasília, e foi decidida após um primeiro encontro entre a senadora e Dyogo Oliveira, na tarde desta sexta-feira (15).

Ferraço com o pé na estrada
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) veio voando para o ES para participar do Consórcio Norte de Saúde, que reúne 14 municípios, junto com o governo do Estado, estão entregando a primeira unidade da Rede Cuidar. O objetivo é eliminar na região as filas para consultas e exames, inclusive de alta complexidade, além de evitar que as pessoas tenham que ir para a Grande Vitoria em busca de atendimento.

Situação de emergência
A baixa vazão do Rio Santa Joana, levou a prefeitura de Itaguaçu a decretar “Situação” (Estado) de Emergência no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Darly Dettmann, nessa quinta-feira (14), durante reunião com o diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Leonardo Deptulski, o prefeito de Itarana, Ademar Schneider, e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana, em Itaguaçu. O município de Itaguaçu é um dos que mais sofre com a escassez hídrica no Estado e o abastecimento de água para a população já está comprometido. Cabe destacar que os decretos não podem ser confundidos: Emergência é Situação. Estado é para Calamidade Pública.

Justificativas
A bancada federal capixaba começou a se manifestar sobre a nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer. O deputado federal e presidente estadual do PP, Marcus Vicente que votou pelo arquivamento da primeira denúncia, declarou que, primeiro é preciso conhecer o teor das denúncias e depois definir se há evidências concretas que necessitem apuração. “Devemos pensar nas conquistas dos últimos meses, como a retomada do crescimento econômico, geração de emprego, controle de inflação e dos juros. Sempre, o que for melhor para o Brasil”, justificou Marcus.

Tolerância zero
Já o deputado Evair de Melo (PV), que votou pelo prosseguimento da primeira denúncia, afirmou que se o presidente Michel Temer não apresentar argumentos consistentes, manterá sua posição. “Com corrupção, tolerância zero”, disse.

Malta em pré-campanha
Enquanto isso, o senador Magno Malta (PR) segue viajando o País, em pré-campanha à vice-presidência da República, na chapa que pretende compor com o deputado federal Jair Bolsonaro. Nessa sexta-feira (15), Malta participou de uma festa no interior de Santa Catarina e falou sobre o momento político brasileiro. Malta e Bolsonaro não negam que se colocam como opção para o eleitorado brasileiro no ano que vem.

À revelia
Em mais uma queda de braço entre o Legislativo e o Executivo de Vila Velha, a prefeitura saiu perdedora. A Câmara derrubou o veto do prefeito Max Filho (PSDB) ao projeto que institui o programa “Guarda Amiga da Mulher”. A iniciativa que prevê a proteção de mulheres em situação de violência doméstica por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Municipal de Vila Velha, agora segue para promulgação no Diário Oficial. O texto é de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que já levou a melhor em outras quedas de braço com o Executivo.