PT Nacional anuncia que petistas no ES vão abandonar governos golpistas

Foi dado o ultimato e, como já aconteceu na Executiva Nacional, agora é a vez da Estadual do PT no Espírito Santo cortar os laços com o PMDB. O Diretório Nacional foi bem radical ao declarar que os petistas vão abandonar cargos em governos golpistas, durante a etapa estadual do 6º Congresso. “Todos os companheiros do partido que estão nesses governos estão se desligando”, afirmou. O próximo passo, diz ele, é ampliar o processo de formação política, estreitando a ligação com os movimentos sociais”, afirmou o presidente estadual da sigla, João Coser.

Busca por filiações
A medida de abandonar os cargos no PMDB não foi totalmente um consenso, mas, teve forte adesão. O presidente do PT-ES, João Coser afirma ter identificado uma busca maior por filiações neste momento. “São centenas de filiações e pessoas procurando se filiar ao Partido dos Trabalhadores praticamente todos os dias. Agora temos a responsabilidade de um processo de formação política porque além de se filiar, tem que se tornar um cidadão consciente, militante da causa”, explica. Ainda sobre a situação do PT no Es, Coser declarou que o objetivo é ampliar o processo de organização regional. “O Estado está sendo dividido em microrregiões para que a gente possa ter uma organização mais próxima dos municípios”, disse o presidente.

Desfile com surpresas
O Desfile Cívico, realizado pela primeira vez, em Linhares, nessa quinta-feira (07), contou com a participação de diversas lideranças capixabas. Algumas eram esperadas e não foram. Não foi o caso do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que compareceu ao evento e fez questão de participar de toda a programação.

Anfitriã
A deputada estadual Eliana Dadalto, que tem reduto eleitoral em Linhares, aproveitou a festividade de Dia da Independência para circular entre seus eleitores e fazer selfies com os militares participantes do desfile, ao fundo. Eliana, como boa linharense, recepcionou Paulo Hartung, com quem fez questão de ser fotografada com o governador.

Apoio à mulher
A deputada Raquel Lessa quer apoio das concessionárias de luz, água, telefone e outros serviços na disseminação de campanhas preventivas à violência contra a mulher. De acordo com o projeto de autoria da parlamentar na Assembleia Legislativa, as contas desses tipos de serviços no Espírito Santo trarão a mensagem “Diga não à violência contra a mulher – Denuncie – Ligue 180”. A deputada afirma que esse tipo de utilidade pública é mais um esforço na luta contra a violência sofrida por mulheres, tendo em vista que os índices de criminalidade do gênero no Estado permanecem alarmantes.

Juninho em SP
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, o Juninho está em São Paulo, onde participa da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Nessa quarta-feira (06), entre as agendas, Juninho participou de uma reunião com os banco Caixa e BNDES, além do Sebrae e representante da União Europeia. O prefeito de Igarassu (PE), Mário Ricardo, também esteve no encontro, onde foram discutidas políticas de impacto social nas cidades de todo o Brasil.

Com os excluídos
Em programação bem diferente de boa parte da classe política, o deputado federal e ex-prefeito de Cariacica, Helder Salomão (PT) participou do evento “Grito dos Excluídos” em Vitória. Igrejas e movimentos sociais se reuniram para se manifestar contra a desigualdade social.

Dever de casa
O vereador
de Anchieta Renato Lorencini solicitou, via requerimento, que seja realizada a separação de materiais recicláveis no prédio da Câmara do município. O vereador está empenhado em ampliar a coleta seletiva no município, já que atividade, além dos benefícios ambientais, gera emprego e renda a dez famílias do município associadas à Unipran. “Se o município reciclasse 30% de seus resíduos, a ação representaria uma economia anual de R$ 300 mil reais (referentes ao aterro de resíduos) à Prefeitura.  Atualmente, apenas 2% dos resíduos do município são destinados à reciclagem e antes de cobrar do munícipes esta Casa de Leis deve dar o exemplo”, frisou Lorencini.