Futuro dos lojistas dos terminais: Ceturb, Aletur e Setop se reúnem na Ales

Foto: Tati Beling / Ales

Aconteceu nesta segunda-feira (25), uma reunião para discutir o futuro dos comerciantes que trabalham nos terminais de ônibus da Grande Vitória. O encontro contou com representantes da Ceturb, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli e o advogado da Associação dos Lojistas dos Terminais (Alotur). Revoltados e com muitos cartazes, os lojistas acompanharam a reunião conduzida pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales), pedindo que a Ceturb cumpra um acordo feito há quatro anos.

TAC confuso
Em 2014, a Ceturb e a Alotur firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir a permanência dos lojistas nos terminais até outubro de 2019. O termo não foi reconhecido pelo Ministério Público Estadual (MPES), porque, segundo o órgão, deveria ter sido assinado por cada um dos comerciantes e não pela associação. Diante disso, a Ceturb abriu processo para exploração das lojas e conseguiu liminares para que os estabelecimentos sejam desocupados pelos atuais lojistas. A Alotur alega que as liminares prejudicam mais de 500 famílias. Uma reunião do Conselho Administrativo da Ceturb deve acontecer ainda nessa semana, para decidir se suspende as liminares de desocupação até que se chegue a um acordo.

Tempo real nos PAs
A partir desta segunda-feira (25), os usuários dos Prontos Socorros (PAs) da capital terão acesso em tempo real ao nome e quantidade de médicos de plantão. A Lei é de autoria do vereador Leonil (PPS), e obriga a disposição dessas informações em telas eletrônicas. Além do número do registro profissional e especialidade, segundo a legislação, as telas devem mostrar as escalas médicas para consulta dos Órgãos Fiscalizadores, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal, imprensa, população e a quem mais interessar no Portal da Prefeitura e do Poder Legislativo.

Quase um ano depois
De acordo com Leonil, colocar em prática a Lei “vai tornar possível o acompanhamento e fiscalização por parte da população e outros entes fiscalizadores. Essa transparência vai contribuir para a melhor prestação dos serviços”, informou o vereador. Embora a legislação tenha sido foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vitória no dia 26 de julho de 2017 e publicada no DIO Legislativo Municipal em 31 de agosto do mesmo ano, só agora vai começar a surtir efeito.

Foletto reúne lideranças em Colatina
Marcaram presença nesse domingo (24), no evento de prestação de contas do mandato do deputado federal Paulo Foletto (PSB), em Colatina, o ex-governador Renato Casagrande, o deputado estadual Sérgio Majeski (PSB), o ex-secretário estadual de Saúde de Casagrande, o médico Tadeu Marino, e outras lideranças municipais. Ao som de “Volta Casão”, o ex-governador já imprime em seu discurso um tom mais agressivo: “Não há mais espaço para governos imperialistas que não dialogam com os movimentos populares e sociais. Temos que recuperar o diálogo olho no olho”, falou Casagrande. Ele ainda questionou por que as obras do Faça Fácil em Colatina pararam, lembrou de obras importantes na saúde e infraestrutura no município em sua gestão como o tratamento oncológico e a reforma da ponte Florentino Avidos.

Mulheres e diálogo
Forte entre o eleitorado feminino, Tadeu Marino, que é pré-candidato a deputado estadual, começou sua fala cumprimentando as mulheres e alertou para uma maior participação da mulher na política. E destacou que a marca principal do governo de Renato Casagrande é o diálogo e o investimento na saúde. Há quem diga que o médico é um dos homens de confiança de Renato Casagrande.

Majeski relembrou festa de formatura 20 anos atrás
Formado em Geografia pela Fundação Castelo Branco, em Colatina, o deputado estadual Sérgio Majeski, que é professor e pré-candidato a senador, foi rápido em sua fala e relembrou que o local da prestação de contas foi onde aconteceu a festa de formatura da turma dele, 20 anos atrás. “Muita coisa mudou e quase não reconheci o local”, falou.