Prefeitura de Itapemirim e Sefaz-ES promovem curso sobre Nota Fiscal Eletrônica

A Prefeitura de Itapemirim, por meio das Secretarias de Finanças e Agricultura e Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, realizou na manhã dessa quarta-feira (27), no auditório do CRAS da Vila, uma capacitação técnica sobre a emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Com objetivo de qualificar servidores, técnicos e empreendedores, além de expandir o conhecimento dos produtores locais, o auditor fiscal da receita estadual, Francisco Costa de Andrade, ministrou uma capacitação bastante interativa sobre o novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica.

Aplicativo “Menor Preço”
O auditor também fez a apresentação do aplicativo “Menor Preço”, da Secretaria de  Estado da Fazenda, que compara o quanto custa um mesmo produto em diversos estabelecimentos. Os preços são atualizados em tempo real, com base nos registros das Notas Fiscais do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Atualmente, no ES, 40 mil estabelecimentos já aderiram à NFC-e, e emitem uma média mensal de 7 milhões notas fiscais.

Rose se reúne com Temer
Na última terça (26), a senadora Rose de Freitas se reuniu com o presidente Michel Temer para garantir investimentos para o Estado. “Também conseguimos assegurar a manutenção do posto da Receita Federal, em São Mateus, no Norte do Estado. Ainda pedi apoio do Governo à equiparação salarial para técnicos agrícolas,” disse Rose, satisfeita com o resultado da reunião.

Zoação entre Vitorinha e V.V.
Moradores de Vitória andam “zoando” os amigos de Vila Velha, depois que a Rodosol passou a cobrar pedágio na Terceira Ponte, apenas no sentido Vila Velha – Vitória. Quem mora em Vitorinha enche a boca para falar que morador de Vila Velha precisa pagar pedágio para entra na capital.

Projeto da Anistia aos PMs
Os policiais militares que forma expulsos da corporação, em decorrência da greve do ano passado vão apresentar um Projeto de iniciativa popular para anistia aos militares capixabas. Até agora, 17 PMs foram punidos com a expulsão. No projeto que vão apresentar nesta quinta-feira (28), às 19h, em Jardim Camburi, eles alegam que constitucionalmente têm muita responsabilidade social, cuja missão é garantir a ordem pública. Por conta disso, acabam ficando com apenas um terço dos direitos trabalhistas. Militares não podem, por exemplo, fazer greve. No entanto, os PMs destacam que em contrapartida, o Estado possui obrigações com estes profissionais, que não foram cumpridas. A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou à Coluna que não vai se manifestar sobre o assunto.

Reunião em dia de jogo
Mesmo com o ponto facultativo decretado nessa quarta-feira (27), por conta do jogo do Brasil, o governador Paulo Hartung reuniu o secretariado e dirigentes de órgãos públicos estaduais para falar sobre o uso da máquina pública em benefício de interesse particular, em ano de eleições. O encontro aconteceu no gabinete de Hartung, no Palácio Anchieta. Este mês, o Ministério Público Eleitoral fez dois alertas ao governador sobre gastos, execução de programas sociais e outras ações em ano eleitoral. Segundo a legislação, a partir do próximo dia 07 de julho, nenhuma  propaganda do governo pode ser veiculada, mesmo que tenha caráter informativo, educativo ou de orientação social.