Amaro e Rose, TC fervendo e Câmara de Vitória em chamas

Amaro vai de Rose

O deputado estadual Amaro Neto (PRB), um dos favoritos para ficar com uma das duas vagas de senador nas eleições de outubro, confirmou ontem à noite que vai mesmo apoiar a candidata do Podemos, Rose de Freitas, ao Governo do Estado. Nas últimas semanas, o pré-candidato a senador se viu no olho do furacão, pressionado a assumir uma candidatura a governador que nunca esteve nos planos. Silencioso e resiliente, conseguiu se safar da empreitada.

Amaro vai de Rose II

E olha que a pressão foi estilo caldeirão de alto forno. Ele ainda teve que ser habilidoso para declinar também da proposta de ser vice numa possível chapa governista – a qual, aliás, acabou não se concretizando. Amaro perseverou e, ao fim, firmou na pedra o propósito inicial, além de manter ao seu lado o grande grupo de deputados estaduais que o apoiam. Se ainda é novo na política, depois dessa, adquiriu anos luz de experiência.

A disputa pelo Tribunal de Contas

A escolha de um substituto para a vaga aberta com o pedido de aposentadoria do conselheiro afastado do TCEES José Antonio Pimentel engrossou o caldo na última sexta, quando outros seis nomes se juntaram ao do deputado Rodrigo Coelho (PDT), preferido pela Assembleia e pelo Governo do Estado para ocupá-la. São eles o deputado Dary Pagung (PRP), os auditores de contas Alexsander Binda, Odilson Barbosa Souza Junior e Holdar de Barros Figueira Netto (indicados por Sergio Majeski – PSB), o também auditor Jaderval Freire Junior (indicado por Euclério Sampaio – DC, antigo PSDC), e o conselheiro-substituto Marco Antonio da Silva (indicado por Da Vitória – PPS – e Rafael Favatto – Patriota).

A disputa pelo Tribunal de Contas II

Ontem, inclusive, seria o último dia para protocolar a inscrição de nomes concorrentes à vaga. Seria, porque Euclério Sampaio requereu anulação da contagem do prazo, e a publicação de um novo chamamento com nova contagem do prazo de 10 dias para apresentação de indicações. Euclério argumenta que o prazo correu em pleno recesso parlamentar, prejudicando a transparência no processo e o direito de competir da sociedade. A procuradoria da Assembleia vai analisar o requerimento e dará resposta na próxima segunda (30).

A outra vaga

A briga de foice para a qual parece descambar a indicação do novo conselheiro tem tudo para se tornar ainda mais acirrada com relação à segunda vaga prestes a surgir. Ela deriva da solicitação do presidente da Assembleia, Erick Musso (PRB) de vacância do cargo do conselheiro afastado Valci Ferreira, que está preso por peculato e lavagem de dinheiro. O jurídico do TCEES vai dar parecer sobre o pedido. Em tempo: José Antonio Pimentel (o da primeira vaga) foi afastado por ser réu em processo no qual responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Convenções

Está aberta a temporada de convenções partidárias visando a homologação de candidaturas e coligações para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm entre 20 de julho e 5 de agosto para referendar os nomes dos candidatos. Mas, devido às dificuldades naturais nos arranjos pré-eleitorais, a maioria das siglas acabou deixando para realizar as convenções nos últimos dias que antecedem o final do prazo.

PSDC agora é DC 27

A nova denominação do PSDC é Democracia Cristã. O apelido ficou DC 27 – que é o número da sigla. A convenção dos sociais-cristãos será hoje à tarde, a partir das 13h, na Câmara de Vereadores de Vila Velha. O principal nome da sigla é o deputado estadual Euclério Sampaio.

PSL

O partido de Jair Bolsonaro fará convenção com a presença do próprio, na terça (31), às 19h, no clube Álvares Cabral, em Vitória. Com muitos simpatizantes no ES, espera-se casa cheia. A sigla já chega pacificada quanto aos candidatos da majoritária. Foi anunciada hoje a pré-candidatura de Carlos Alberto Foresti a governador, dando fim à queda de braço com o presidente estadual Carlos Manatto. A vaga de vice ficou com a presidente do PSL Mulher, Adriana Bôas, que tem formação em Administração. O pré-candidato a senador é o sub-tenente Assis. Tudo decidido hoje.

Rede

O pré-candidato a deputado federal pela Rede, Gustavo de Biase (nome forte da sigla no ES juntamente com o prefeito da Serra Audifax Barcelos) informa à coluna que a convenção redista será na quarta (1/08), às 19h, no centro comunitário de Laranjeiras.

PSB

O partido do ex-governador e pré-candidato favorito nas pesquisas ao Governo do Estado, Renato Casagrande, faz convenção no penúltimo dia do prazo, 4 de agosto, sábado, das 8h às 13h, no cerimonial Oásis, em Vitória.

MDB

O partido do governador Paulo Hartung também fará a convenção no dia 4 de agosto. De acordo com a assessoria de imprensa do presidente do MDB, Lelo Coimbra, será das 9h às 13h, na sede do partido, na Enseada do Suá, em Vitória.

Mais partidos no penúltimo dia

PROS, PSOL, PTB, PP e PCdoB seguem a mesma cartilha. Todas as siglas só vão referendar os nomes dos candidatos e as coligações majoritárias e proporcionais no penúltimo dia do prazo estabelecido pela legislação eleitoral.

5 de agosto

E teve sigla que conseguiu esticar ainda mais um pouco essa corda. Farão as convenções somente no dia final do prazo. Para 5 de agosto, estão marcadas as convenções de PV, PPS, PMN, PTC e PRP.

Mulheres decididas

Já o Partido da Mulher Brasileira (PMB) não se ateve ao “relógio biológico” das costuras (descosturas e re-costuras) do período pré-eleitoral. Já definiu as candidaturas em convenção realizada no último dia 23.

Câmara em chamas

Tem tudo pra ferver a disputa pelo comando da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Vitória. Há duas chapas concorrendo, uma apoiada pelo atual presidente, Vinícius Simões (PPS), aliado do prefeito Luciano Rezende, e outra da oposição, que se formou graças à debandada do vereador Max da Mata (PSDB) para o lado de lá, em conjunto com o apoio do “fiel da balança” Roberto Martins (PTB). O candidato da situação é Leonil Dias (PPS) e o da oposição Cleber Félix (Progressistas). Pelo regimento, o presidente Vinícius Simões é quem define a data da eleição, dentro do período que vai de 1º a 15 de agosto. Vem chumbo grosso por aí, e a coluna vai acompanhar de perto.