Candidata a vice de Cariacica diz que sofreu injúria

Expedito Garcia: injúria racial contra candidata

A candidata a vice em Cariacica na chapa de Marcos Bruno (Rede), a advogada Edilamara Rangel (Rede), disse que foi ofendida na manhã deste sábado na Expedito Garcia quando estava em cima de um minitrio. Negra, ela e outras amigas disseram que foram chamadas de crioulas e questionadas sobre o que estariam fazendo ali. A candidata registrou boletim de ocorrência.

Apoio institucional

A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Espírito Santo (ABMCJ-ES) emitiu uma nota em que repudiou “toda e qualquer forma de preconceito, em especial os ataques recentes sofridos pela advogada associada e secretária desta instituição Edilamara Rangel. Durante uma ação de campanha neste sábado (7), enquanto discursava em cima de um carro de som, Edilamara e outras advogadas, foram chamadas de ‘crioulas’, questionadas sobre ‘o que faziam ali’ e que ‘deveriam ir lavar uma trouxa de roupas’. É um absurdo atos tão covardes como esse ainda acontecerem na nossa sociedade”, diz trecho da nota assinada pela presidente da ABMCJ-ES, Catarina Cecin Gazele.

Guerra eleitoral em Guarapari

O clima em Guarapari parece mais acirrado que o normal e os candidatos partiram para a disputa judicial. Carlos Von (Avante) foi acionado por causa de carro de som que supostamente não atenderia legislação eleitoral (Processo 0600980-91.2020.6.08.0024). O prefeito Edson Magalhães (PSDB) é alvo de pedido de explicações, por parte do Ministério Público, por uso de servidores em campanha (0600978-24.2020.6.08.0024).

Guerra eleitoral em Vitória

Na capital, Pazolini (Republicanos) pediu que o vídeo com Gandini (cidadania) se defendendo de uma ação da Polícia Federal contra ele, por suposto uso da máquina da prefeitura para fazer campanha, fosse tirado das redes sociais. No material, o candidato do Cidadania fala em “volta do crime organizado” ao Estado. A justiça indeferiu o pedido e o vídeo continua nas redes. Mas, pelo jeito, esta será uma semana de trabalho intenso de advogados especializados em Direito Eleitoral no Estado.

Camarote

Enquanto isso, os outros concorrentes assistem…

Pesquisas Rede Vitória/Futura

Nesta semana, sai mais uma rodada de pesquisas eleitorais da Rede Vitória encomendadas à Futura. Serão 10 novas pesquisas divulgadas a partir de quarta (11). Haverá levantamentos em Colatina, Aracruz, Linhares, São Mateus, Guarapari, Cachoeiro, Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória. As últimas pesquisas serão publicadas no Folha Vitória no sábado, véspera da eleição.