Casagrande vira “presidente” e vai à Escócia

Em reunião do Fórum dos Governadores, que contou com a representação de 17 estados e do Distrito Federal, na última quinta-feira (14), o governador Renato Casagrande (PSB) foi eleito para presidir o Consórcio Brasil Verde, que está na fase final de criação. O consórcio visa empreender ações conjuntas de combate às mudanças climáticas e também captar recursos para financiar projetos ambientais de cada região.

Os governadores estão finalizando a minuta do regulamento e, para que cada estado possa aderir, vai precisar da autorização das assembleias legislativas. Casagrande disse que deve enviar, nos próximos dias, projeto para a Ales, sobre a participação do Estado no consórcio. “Se aprovar tudo, mando na semana que vem”, projetou. A intenção é que em 2022 o consórcio já esteja atuando.

Pelo menos 15 estados já manifestaram interesse em participar do consórcio. Eles também indicaram Casagrande para a primeira presidência nacional com mandato de um ano, renovável por mais um. Cada bioma também terá seu presidente e ficou definido que cada estado fará uma contribuição anual ao consórcio, mas o valor ainda está sendo discutido.

Viagem internacional

Mesmo sem ter sido criado oficialmente, Casagrande viaja no próximo dia 29 de outubro rumo à Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (Cop 26) em Glasglow, na Escócia. “Saímos no dia 29 (outubro) e voltamos no dia 5 (novembro). Todo ano a ONU faz essa conferência, mas essa será importante porque o tema está efervescente no mundo todo. São muitos problemas climáticos extremos, muitos problemas ambientais. O Brasil também está com uma imagem muito ruim hoje no mundo”, disse o governador.

Casagrande afirmou que vai apresentar a governança do consórcio e buscar recursos para o financiamento de projetos ambientais – os mesmos projetos já apresentados ao secretário de governo dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. Na região Sudeste, por exemplo, foram apresentados os projetos de gestão integrada dos recursos hídricos e revitalização das bacias hidrográficas do Espírito Santo e o de proteção e conservação da Mata Atlântica no Vale do Futuro (Vale do Ribeira, em São Paulo).

O governador também avaliou a possibilidade de levar outros projetos do Estado. “Vamos participar para levar nossas ações e buscar contatos, intercâmbio que favoreça e facilite a aplicação de políticas”. Outros governadores também participarão do evento, nessa que é mais uma iniciativa que mostra o protagonismo dos gestores estaduais frente a uma atuação tímida do governo federal com relação ao tema. Casagrande, aliás, tem ficado à frente dos debates.

Jacqueline no comando

Com a viagem internacional de Casagrande, quem vai assumir o governo é a vice, Jacqueline Moraes. Será a terceira vez que ela assume o comando do Estado e já está organizando sua agenda para dar ordem de serviço, atender demandas e “receber o povo” no Palácio Anchieta. Em agenda na última sexta-feira (15), ela esteve com o cônsul da Argentina para debater programas de empreendedorismo feminino.