PTB-ES com Bolsonaro, PT-ES no governo, igreja & política e bate-boca no Instagram

Reprodução / Instagram

# Fechado com Bolsonaro

Reprodução / Instagram

Parece que o PTB capixaba não vai seguir o líder Roberto Jefferson dessa vez. Pelo menos por enquanto. Após a “carta-bomba” da prisão, em que Jefferson ataca o presidente Jair Bolsonaro e diz que o PTB vai ter candidatura própria – sugeriu o atual vice-presidente, Hamilton Mourão –, o presidente do PTB-ES, Bruno Lourenço, e o Tenente Assis, que é pré-candidato a deputado federal pela sigla, declararam apoio a Bolsonaro.

Assis postou nas redes sociais uma foto com o capitão, reforçando o apoio. “Entendo o sofrimento do ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, mas continuo firme no meu propósito de defender nosso líder maior (Bolsonaro)”.

Logo após a manifestação de Assis e questionado pela coluna, Lourenço também fez coro ao apoio. “O PTB é conservador de estatuto e como tal apoia o único presidente conservador e fomos chamados, pelo próprio Roberto, para essa missão, para alavancar o conservadorismo no Estado”. Disse também que em 25 estados o PTB votou pelo apoio a Bolsonaro em 2022 e enfatizou que Graciela Nienov é a presidente do PTB em exercício.

Jefferson, que já foi aliado de Lula e condenado no mensalão, se aproximou de Bolsonaro e abriu o partido para que ele se filiasse. Mas está preso e reclama de abandono do Presidente. Ontem (29), outra carta dele atacando Bolsonaro veio à tona.

***

Igreja e Política

Na última quarta-feira (27) foi eleita a nova diretoria do Conselho Estadual das Igrejas Evangélicas do Espírito Santo (Ceigev-ES), que reúne 27 denominações, e do fórum político do conselho que já tem conversado com pré-candidatos para as eleições do ano que vem.

Segundo o pastor da Assembleia de Deus Álvaro Lima, que foi eleito para presidir o fórum, o objetivo é debater pautas relevantes para a sociedade, políticas públicas e se posicionar em temas polêmicos. Com a proximidade das eleições, da mesma forma que fez no ano passado, o fórum vai promover debates e sabatinas com os pré-candidatos. “Nós vamos ouvi-los. Não declaramos apoio a nenhum candidato, nós os ouvimos e que cada um tire suas próprias conclusões”.

Antes de assumir o fórum, Álvaro era presidente do Conselho e passou a presidência para o pastor presbiteriano José Ernesto Conti, conhecido por ser um apoiador ferrenho do presidente Bolsonaro e crítico de governos de esquerda.

Questionado se o conselho iria ter o mesmo viés do novo presidente, pastor Álvaro disse que o conselho é neutro, não tem viés partidário e defendeu o tratamento que o governador Casagrande deu às igrejas durante o pior momento da pandemia. “O diálogo entre o governo do Estado e as igrejas tem sido muito razoável. Nenhum governador do País tratou a igreja como Casagrande, ele não fez nenhum decreto contra a igreja, em todos os decretos nós sentamos com o governo e decidimos”.

Igreja e Política II

Pastores Arnaldo Candeias, Edson Vicente e Walter Avelino disputam a Cadeeso Crédito: Divulgação/Instagram

Já a Cadeeso, uma das maiores convenções da igreja evangélica Assembleia de Deus, reunindo 6 mil pastores e evangelistas, está em campanha. Três chapas disputam o comando da convenção: a do atual presidente, Arnaldo Candeias, que busca a reeleição; a do diretor financeiro da atual diretoria, pastor Walter Avelino, e a do pastor Edson Vicente.

Walter e Candeias foram eleitos para a atual diretoria, mas romperam. No racha, nove dos 13 componentes da diretoria ficaram com Walter e quatro com Candeias, segundo o pastor Gutemberg Barros, que faz parte da comissão eleitoral como indicado da chapa de Walter.

A eleição está marcada para 15 de janeiro e os pastores têm corrido o Estado e até viajado para fora – já que há igrejas ligadas à convenção fora do Espírito Santo – para angariar votos. A eleição ocorrerá na Assembleia de Deus de Aribiri, Vila Velha, e a expectativa é que venha até caravanas do Pará para participar. A Cadeeso também conta com uma Comissão Política que costuma escolher candidatos, nas eleições gerais, para dar apoio.

No último mês de junho, as comissões políticas das igrejas Assembleia de Deus se reuniram para debater as eleições e sugeriram a criação de uma “Cartilha de Orientação do Voto Ético”, com ideologias e temas defendidos pela igreja. Também acordaram em ter fóruns e debates políticos de “conscientização” até as eleições.

***

Dia da Reforma

Neste domingo (31), evangélicos de muitas tradições comemoram o Dia da Reforma Protestante ou Dia do Protestante, em alusão ao movimento reformista do Cristianismo no século XVI, que surgiu com o monge católico Martinho Lutero e a pregação de suas 95 teses. Além de defender novas práticas religiosas, o movimento deixou um legado de valores, tais como: mudança de pensamento com relação ao trabalho, liberdade de imprensa e de pensamento e separação entre Igreja e Estado, entre outros.

***

semana das bruxas

O contribuinte de Vitória penou essa semana com o sistema de Vitória, e diversos serviços, fora do ar. Só na tarde de sexta-feira (29), depois de 8 dias de apagão, alguns serviços voltaram a funcionar no site, como o agendamento de vacinas, emissão de nota fiscal, certidões, protocolo virtual, Trabalha Vix, Alvará Mais Fácil, Portal de Compras e 156 Online.

***

Primo no governo

Instagram

O ex-candidato a prefeito de Vila Velha Rafael Primo, que disputou pela Rede mas agora está no PT, entrou para a equipe do governo do Estado. Ele foi nomeado gerente de Políticas de Promoção, Direitos e Cidadania na Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

Primo é cotado para disputar uma vaga à Assembleia, no ano que vem, mas vai aguardar o posicionamento do partido sobre as candidaturas. A ida dele para o governo também sinaliza uma aproximação partidária (PSB-PT) e o aumento do espaço do PT na gestão.

***

Kassab & Hartung

Questionado pela apresentadora do canal do Correio Braziliense sobre a possível filiação do ex-governador Paulo Hartung ao PSD, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, rasgou elogios ao ex-governador.

“Não posso falar por ele, mas ter Paulo Hartung qualquer partido gostaria. É um dos principais quadros da política brasileira, sempre fez excelentes gestões à frente do governo do estado, é reconhecido por todos, sempre montou equipes muito competentes”, disse. Ele contou que o convite para Hartung se filiar existe desde a fundação do PSD, há 10 anos.

***

Bate-boca no instagram

O ex-prefeito Max Filho e o presidente do Sindicato dos Servidores de Vila Velha, Ricardo Aguilar, bateram boca em postagens do Instagram. Ricardo replicou em seu story uma postagem do ex-prefeito em que ele faz uma homenagem aos servidores públicos. Ricardo o chamou de cara de pau, afirmando que os servidores foram desvalorizados no governo do ex-prefeito. Max rebateu o chamando de “pelego”. Ricardo então, escreveu um textão e repostou.