Prefeitura de Vitória foi alvo de ataque hacker

Um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil pelo subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, Olavo Venturim Caldas, dá conta que a Prefeitura de Vitória sofreu um ataque hacker. Esse teria sido o motivo do site e de todos os serviços online da PMV terem sido retirados do ar por uma semana (entre os dias 22 e 29 de outubro).

A coluna teve acesso ao boletim de ocorrência que foi registrado, pela internet, no dia 22 de outubro, às 11h30, quando o site foi retirado do ar, assim como todos os serviços – agendamento de vacinas, emissão de nota fiscal, certidões, protocolo virtual, Trabalha Vix, Alvará Mais Fácil, Portal de Compras e 156 Online, etc.

No boletim consta que foi identificada, pela equipe de administração e monitoramento de redes, uma “atividade suspeita” na rede de dados. “Em uma verificação rápida foi identificado que o ambiente da Prefeitura de Vitória havia sido comprometido a um ataque de cibersegurança. A equipe técnica, a partir da percepção do ataque, desligou todas as comunicações internas e externas a fim de proteger, mitigar e analisar todo o ambiente tecnológico da Prefeitura de Vitória”, diz trecho do depoimento do subsecretário no boletim de ocorrência. Ele termina pedindo averiguação das autoridades policiais.

No dia 22, ao comunicar a suspensão dos serviços online, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) disse que o site foi retirado do ar em “caráter preventivo e seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente da rede de dados da PMV e do datacenter municipal”. A retirada teria sido motivada “após alerta de segurança”, mas não foi mencionado que o motivo seria uma invasão. A causa não foi informada nem quando os serviços começaram a voltar, na sexta-feira passada.

O subsecretário foi procurado, assim como sua assessoria de comunicação. A coluna questionou se dados pessoais de moradores de Vitória foram vazados, se houve prejuízo aos serviços prestados à população, se já foi identificado o autor da invasão, as providências tomadas pela prefeitura, entre outros questionamentos.

Não é a primeira vez

Há quase um ano, em 8 de novembro de 2020, o sistema de dados da PMV também foi alvo de invasão. O site ficou quatro dias fora do ar e voltou com os serviços gradativamente. O primeiro a voltar foi o Cerco Inteligente de Segurança. Dias antes, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também tinha sido invadido, o que impossibilitou julgamentos de processos.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que o boletim de ocorrência foi registrado de maneira preventiva, que está sendo apurado o que ocorreu e que aguarda resultado de análise feito por uma equipe de segurança sobre a possibilidade de ataque – embora no boletim, o subsecretário tenha afirmado que a equipe técnica teve a “percepção do ataque”.

Informou também que não houve vazamento de dados nem prejuízo aos sistemas da PMV. Leia a nota na íntegra:

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) da Prefeitura Municipal de Vitória informa que todos os serviços de TI da Prefeitura de Vitória, incluindo os sistemas e serviços on-line, foram retirados do ar em 22 de outubro em caráter preventivo e seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente da rede de dados da PMV e do datacenter municipal.

Após alerta de segurança, a equipe de tecnologia da Prefeitura de Vitória decidiu isolar todo o ambiente de rede e dos servidores,  tornando inacessíveis os serviços de TI da Prefeitura, incluindo arquivos, acesso à internet, bem como os sistemas.

Os principais serviços para o público já foram normalizados e estão disponíveis para a população no site da Prefeitura de Vitória desde sexta (29). Entre eles, estão agendamento de vacinas, emissão de nota fiscal, certidões, protocolo virtual, Trabalha Vix, Alvará Mais Fácil, Porta a Porta Portal de Compras e 156 Online.

A Prefeitura de Vitória informa que o boletim foi registrado de maneira preventiva. No momento, está sendo apurado o que ocorreu. Com relação à possibilidade de ter sido um ataque, a Prefeitura aguarda resultado da análise que está sendo realizada por empresa de segurança.

A Sub-TI esclarece, ainda, que não houve vazamento de dados nem prejuízo aos sistemas da PMV.”