“Meu desafio foi tirar Vila Velha do isolamento político”, diz Arnaldinho

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), no melhor estilo “político de ser”, não entra em bola dividida. Na entrevista que deu para o programa De Olho no Poder, na rádio Jovem Pan News Vitória na última quinta-feira (09), Arnaldinho evitou se posicionar sobre os temas políticos, principalmente envolvendo as eleições do ano que vem.

O prefeito disse que tem gratidão pelo governador Renato Casagrande, mas não cravou que irá apoiá-lo à reeleição. Disse que Sérgio Moro – que se filiou ao seu partido – é um bom quadro, mas não confirma se pedirá votos para ele. Diz que não se assusta pelos últimos prefeitos não terem sido reeleitos em Vila Velha – Max Filho, Rodney Miranda e Neucimar Fraga –, mas também não admite se irá disputar ou não a reeleição.

De uma coisa ele não se furta: de alfinetar a gestão passada. Ao ser questionado sobre a relação com a Câmara, uma vez que na legislatura passada Arnaldinho foi um vereador bastante crítico ao ex-prefeito Max Filho, Arnaldinho negou que tenha sido crítico. “Eu tive a oportunidade de ser vereador por dois mandatos, fui reeleito com a maior votação da história da cidade e eu não me considerava um vereador crítico, mas me considerava um vereador que buscava resolver os problemas que não eram enfrentados pela administração pública”, justificou.

Em outro momento, ao falar sobre o agendamento online para a marcação de vacinas em Vila Velha, Arnaldinho disse que tirou o município da era do “papiro” e trouxe para a era digital. E que tirou Vila Velha do isolamento. “Vila Velha tem um passivo muito grande. Meu desafio, quando tomei posse, foi tirar Vila Velha do isolamento político, da briga com os governadores que passaram, da briga com o governo federal. Agora não, a gente dialoga com o governo estadual, dialoga com o governo federal”.

Sem oposição?

O prefeito Arnaldinho Borgo teceu muitos elogios à Câmara de Vereadores, principalmente ao presidente, Bruno Lorenzutti. “Meu relacionamento com os 17 vereadores é muito bom, é um relacionamento de independência. A Câmara é independente, o Executivo é independente, mas é harmônico. É uma relação harmônica”. E é mesmo.

Dificilmente se vê críticas ao prefeito por parte dos vereadores durante as sessões do Legislativo. Quando ocorrem, são poucas. Na quarta-feira (08) porém, aconteceu algo inédito: a Câmara derrubou um veto do prefeito a um projeto sobre a Guarda Municipal da vereadora Patrícia Crizanto. Nos bastidores já há quem chame a Câmara de Vila Velha de “Casa do Amém”.

Arnaldinho também citou outros desafios da administração, como a questão dos alagamentos, dos valões, do trânsito. Também tratou sobre investimentos e projetos para o ano que vem, além de fazer um balanço das ações desse ano.

Ouça a entrevista completa: