“Se tiver chance, eu trago a Força Nacional de volta a Cariacica”, diz prefeito

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), é um entusiasta do retorno da Força Nacional ao município. Em entrevista para a coluna De Olho no Poder, Euclério disse que se tiver chance, vai trazer o reforço federal para atuar novamente em Cariacica, para ajudar a combater a criminalidade.

“Toda força de segurança é bem-vinda. Se tiver um agente ou um policial a mais, será bom”, disse ele. Questionado se pretendia buscar o retorno da Força Nacional, do governo federal, Euclério respondeu: “Se tiver chance eu busco. Vamos analisar, mas se puder voltar, vai ser bom. Ainda não tem conversas a respeito (em Brasília), mas é algo que me agrada”, afirmou o prefeito que, antes de estar no comando do município e ser deputado estadual, foi investigador da Polícia Civil.

A vontade do prefeito encontra base nos números. Cariacica é, ao lado de Vila Velha, o município onde mais foram cometidos assassinatos entre janeiro e novembro deste ano. Segundo dados do Observatório da Segurança Pública, mantido pelo governo do Estado, foram 126 homicídios. Embora esteja no topo do ranking, o número representa uma redução de 24% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 165 crimes.

A Força Nacional chegou em Cariacica, com mais de 100 homens e mulheres, em agosto de 2019 dentro do projeto-piloto “Em frente, Brasil”, do governo federal. Na época, Sergio Moro era ministro da Justiça e responsável pelo projeto. A tropa veio para atuar em 28 bairros do município, numa força-tarefa para reduzir o índice de criminalidade – o principal motivo de Cariacica ser escolhida junto com outras quatro cidades do País.

Crédito: TV Vitória

O reforço federal na segurança pública tinha previsão de durar seis meses, mas foi prorrogado por diversas vezes, ficando até abril deste ano (1 ano e 8 meses). Porém, não houve uma redução no índice de criminalidade, como esperado. De janeiro a abril, quando a tropa deixou o Estado, foram registrados 58 assassinatos, sendo 20 só em janeiro – o maior número em um mês, comparado a outros municípios do Estado.

Em fevereiro, quando o então novo ministro da Justiça, André Mendonça, fez uma visita ao Estado, ele admitiu que houve falhas no projeto-piloto, o que justificaria a ausência de resultados substanciais. À época, a Prefeitura de Cariacica informou que a retirada das tropas foi uma decisão “unilateral” do governo federal. Não há, até o momento, nenhuma sinalização do Ministério da Justiça de retomar com a Força Nacional ao Estado.

***

Hoje tem!

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, é o entrevistado da tarde desta quinta-feira (23) no programa De Olho no Poder na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz). Além de tratar sobre segurança, o prefeito fala também sobre pandemia, projetos na área da saúde, educação, obras de infraestrutura, finanças e articulações políticas, inclusive sobre as eleições do ano que vem. O programa começa às 16 horas e pode ser acompanhado pelo site da rádio JP News Vitória.

***

Cariacica doa terreno para a OAB

Presidente eleita da 11ª Subseção da OAB-ES, Kelly Andrade pediu e a Prefeitura de Cariacica concedeu a doação, em definitivo, do terreno onde está construída a sede da subseção. O prefeito Euclério Sampaio assinou a Lei 6249/21 que transfere a área para a OAB, que passa a ser a proprietária do terreno.

Apesar da sede administrativa estar na cidade, a subseção atende também os advogados de Viana, Santa Leopoldina, Marechal Floriano e Domingos Martins. Logo após ser eleita, em novembro, Kelly protocolou oficialmente na prefeitura o pedido da doação do terreno. Até então, o município havia feito apenas a cessão do direito real de uso da área.