Após 38 testes, secretário estadual da Saúde testa positivo para Covid-19

Crédito: Sesa

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, testou positivo para Covid-19 na noite de quinta-feira (20). O resultado positivo veio após 38 testes realizados desde o início da pandemia. Nésio está em isolamento e continuará despachando, já que está bem e com sintomas leves.

O resultado positivo veio após um longo dia de trabalho que começou com um evento no hospital Jayme Santos Neves de ampliação da rede de testagem do Estado, com a presença do governador, do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, de deputados estaduais e outras lideranças políticas, além de profissionais da Saúde e da imprensa.

Nésio participou de outras agendas ao longo do dia e teve outra reunião com o governador. No final do dia, por protocolo, fez o teste, que deu positivo. As agendas presenciais marcadas para hoje devem ser canceladas.

Na parte da manhã, outro membro da cúpula do governo também positivou para a Covid: a vice-governadora, Jacqueline Moraes, que descobriu que estava com a doença no meio de uma agenda de trabalho, como mostrou a coluna. Jacqueline também participou de eventos com grande presença de público no dia anterior, em Linhares.

Inauguração de mais um ponto de testagem para a Covid / Crédito: Secom-ES

Governo vai continuar com eventos oficiais abertos ao público?

Agendas oficiais do governador Renato Casagrande, principalmente quando são anúncios de investimentos, assinaturas de ordens de serviços ou entregas de obras e programas, costumam lotar, como pode ser percebido pela página oficial do governo e pelas redes sociais do governador e dos secretários.

A Coluna De Olho no Poder questionou a assessoria do governador se os eventos oficiais, abertos ao público, iriam continuar, uma vez que está aumentando o número de casos de Covid, e de óbitos também, e muitos membros do governo estão sendo infectados.

Por nota, a assessoria do governador respondeu que o tema será levado e debatido na sala de situação, que gere o combate à pandemia no Estado. Em 2020 e no ano passado, nos piores momentos da pandemia, o governo cancelou alguns eventos presenciais, transformando-os em virtuais e/ou restringiu o acesso ao público.

Problema na “TI”

O secretário Nésio Fernandes publicou uma explicação, em seu Twitter, sobre o motivo das longas filas de atendimento no primeiro dia de testagem em massa no hospital Jayme Santos Neves. “Terminando o dia agora na Sesa. No hospital Jayme teve grande tensão com o erro da TI (tecnologia da informação), ao invés de abrir 500 vagas para testagem, abriram 1.220”, disse ele.

Ao final ele disse que todos foram atendidos e que os pacientes aplaudiram os profissionais de saúde que conseguiram atender a todos que esperaram. Ele publicou um vídeo dos aplausos.