Aliado na mira da artilharia?

Arquivo pessoal

O final de semana foi tranquilo para muitos capixabas. Menos para o deputado federal Neucimar Fraga, para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e para a política canela-verde. No sábado (15), o deputado divulgou uma nota cobrando explicações de um assessor do prefeito que teria feito publicações contra ele.

“Faço questão que o assessor especial de gabinete do prefeito de Vila Velha, sr. Alvinho Romão, esclareça suas publicações que me acusam de usar verba de gabinete para financiar ataques ao prefeito, o que implica em crime de difamação contra a minha pessoa”, diz trecho da nota.

O deputado, que também é ex-prefeito de Vila Velha, se referia a uma publicação divulgada em grupos de mensagens que acusava Neucimar de pagar um jornalista, com verba de gabinete, para fazer ataques ao prefeito. “A velha política ataca novamente. Deputado usa verba de gabinete para financiar ataques ao prefeito de Vila Velha em pasquim sensacionalista”, diz a postagem que ainda mostra uma nota fiscal no valor de R$ 3 mil.

Segundo Neucimar, a postagem não só foi compartilhada pelo assessor, como também teria sido criada por ele. “Quando você compartilha algo de outra pessoa em grupo de WhatsApp, a postagem aparece como ‘encaminhada’. No caso dele, não apareceu, porque partiu dele”, disse Neucimar.

Até então, todo o mercado político tinha conhecimento que deputado e prefeito continuavam aliados. Neucimar disputou a prefeitura em 2020, mas declarou apoio a Arnaldinho no segundo turno. Desde então, os dois têm caminhado juntos. No sábado mesmo, os dois estiveram juntos na ordem de serviço da praça Agenor Moreira, em Itapuã.

Por isso, gerou estranheza tanto a publicação quanto a nota de Neucimar, que disse ter depois telefonado para o prefeito e buscado explicações. “Eu falei com o prefeito, que concordou que isso era um absurdo e que pediria para ele se retratar. Ele disse que não tinha conhecimento dessa publicação. Depois o assessor me ligou, fez uma mea-culpa, disse que compartilhou, mas não viu meu nome citado. Mas não admitiu que foi ele quem fez”, disse Neucimar.

Na nota, o deputado explica que as publicações feitas no veículo citado na postagem foram legais e que a própria prefeitura fazia também as publicações antes de romper com o jornalista. “A própria Prefeitura Municipal de Vila Velha fez anúncios neste mesmo jornal, no ano de 2021, além de contratar a esposa do jornalista, como cargo comissionado da PMVV desde o mês de abril do ano passado”, diz a nota. A esposa teria sido exonerada em janeiro após supostos atritos entre o prefeito e o jornalista. Por fim, Neucimar ameaça procurar a Justiça caso o assessor não se retrate.

Procurada, a assessoria da PMVV confirmou que Neucimar procurou Arnaldinho. “O prefeito realmente conversou com o deputado Neucimar Fraga e esclareceu que não compactua com qualquer posicionamento antidemocrático. Espera esclarecimentos e não descarta punir quem quer que seja por comportamentos inadequados que atrapalhem a boa relação entre instituições e seus líderes”, disse nota enviada pela assessoria da prefeitura.

Questionado se a relação fica estremecida com o prefeito, Neucimar disse que não. “Minha relação com Arnaldinho é boa, não tenho nenhum problema com ele. Estávamos juntos numa ordem de serviço. Eu coloquei R$ 22 milhões de emendas no município”, disse Neucimar.

Embora diga que a relação continua amigável, a própria nota que Neucimar divulgou mostra, nas entrelinhas, um tom bem acima do que normalmente seria registrado num desentendimento qualquer com um assessor. Da mesma forma que a postagem contra o deputado levanta a suspeita de que o autor teria aval para isso.

Se a “boa relação” é de fachada ou se é o início de um rompimento, só o tempo dirá. Assim como também só ele irá esclarecer de quem partiu o ataque ao deputado e para quem foi direcionada a nota de Neucimar.