“Delírio” da reforma, movimentações partidárias e o estrago da ostra

“É um delírio”, diz Rigoni sobre proposta de revogar reforma trabalhista

O deputado federal Felipe Rigoni (PSL) rechaçou a possibilidade de uma revogação da Reforma Trabalhista, aprovada no governo Temer e que voltou à tona após o ex-presidente Lula aventar a possibilidade de reverter pontos da reforma, caso dispute e vença a eleição para a Presidência da República.

“Acho isso um delírio. Sem querer difamar o ex-presidente Lula, mas já fazendo isso, é um delírio você querer revogar a Reforma Trabalhista e achar que isso vai resolver o problema do trabalhador. Não vai. O que vai resolver o problema do trabalhador é você ter de fato uma economia que cresce aceleradamente”, disse Rigoni, citando como exemplo, a Dinamarca.

“Eu sou adepto do sistema dinamarquês de trabalho. Lá, praticamente, não tem direito trabalhista, é o que eles chamam de flexibilidade com seguridade. Como funciona lá? Lá não tem nem aviso prévio. O cara pode te demitir e imediatamente você está fora, mas na mesma hora que você é demitido cai numa rede de proteção social que é garantida pelo governo. Tem que fazer isso no Brasil, construir programas sociais adequados que incentivem o trabalho, a formação profissional, que incentivem a ter um projeto de vida e que ao mesmo tempo dê um recurso para que a pessoa possa sobreviver. Tirando o peso, o custo que existe, de fato, de algumas regras trabalhistas para as empresas. Isso vai dinamizar toda a economia e vai garantir à pessoa que não caia num estado de vulnerabilidade. Eu sinceramente acho a declaração do Lula absurda”, disse Rigoni.

Questionado pela coluna De Olho no Poder se defendia mais mudanças nos direitos trabalhistas, o deputado respondeu: “Defendo que a gente faça as coisas ao mesmo tempo. Não adianta só fazer uma Reforma Trabalhista tirando o peso das empresas. Tem que ao mesmo tempo revisar a questão trabalhista, a tributária, e ao mesmo tempo ir construindo essa rede de proteção social. Não dá para deixar as pessoas que mais sofrem sem amparo. Isso não existe, não tem como fazer isso aqui. A gente não está na Suécia. Tem que deixar a economia cada vez mais liberal e competitiva e o governo fazer esses programas de proteção social. E aí você garante para a pessoa não necessariamente um direito trabalhista, mas o conforto que ela precisa para viver uma vida digna”.

Hoje tem!

Rigoni é o entrevistado de hoje (20) no programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, às 16 horas, na Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz). Além de comentar sobre a possibilidade de revogação da Reforma Trabalhista, ele também falou sobre privatização da Petrobras, a condução da economia por Paulo Guedes, sobre a educação no governo Bolsonaro, fake news nas eleições e ainda sobre sua pretensão política de ser candidato ao governo. O deputado também contou como ficou cego e como superou este momento difícil da sua vida.

***

Ato de filiação de Contarato pode ser virtual

O ato de filiação do senador Fabiano Contarato ao PT, marcado para o dia 28 mas com local ainda não definido, poderá ser virtual. A possibilidade está sendo debatida pelos dirigentes do PT devido ao agravamento da pandemia de Covid com o aumento do número de casos. Ontem à noite (19), foi realizada uma reunião da Executiva petista para debater esses e outros assuntos. É bem provável que Lula participe apenas de forma virtual.

Outro motivo também que poderia pesar para o evento ser todo ou em parte virtual é o falecimento do pai do senador, ocorrido ontem (19). Numa rede social, ele postou foto com o pai e escreveu: “Hoje me despeço de você, querido pai. Agora, estará olhando por nós junto de Deus e Nossa Senhora. Meu pai foi inspiração! Mesmo com as divergências que tivemos na minha juventude, superamos todas as diferenças com amor! Orgulho em dizer que sou seu filho! Vá em paz, te amo!”. Não foi informada a causa da morte. Por ora o evento está mantido no dia 28, embora algumas lideranças tenham sugerido o adiamento.

***

Governo do Estado é responsável por 61% dos testes de Covid em Vitória, diz secretário

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, detalhou ontem, em seu Twitter, a quantidade de testes que governo do Estado e municípios da Grande Vitória fizeram do dia 1º de janeiro até a manhã de ontem (19).

Segundo os dados apresentados pelo secretário, com base no Sistema de Informação do SUS para a Vigilância em Saúde no Estado do Espírito Santo (eSUS/VS), o governo do Estado fez 8.135 testes em Vitória, 6.259 na Serra, 5.333 em Vila Velha e 2.604 em Cariacica. Ele também citou os números de testes realizados pelos municípios: foram 9.653 em Cariacica, 6.994 em Vila Velha, 6.872 na Serra e 5.120 em Vitória.

Somando os números e buscando o percentual de cada um, o governo do Estado foi responsável por 61,3% dos testes em Vitória, 47,6% na Serra, 43,2% em Vila Velha e 21,2% em Cariacica. Já há algum tempo o secretário tem reforçado que os municípios precisam aumentar sua rede de testagem e torná-la de livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento ou prescrição médica.

Nesta quinta-feira (20), o governo do Estado vai lançar um novo ponto de testagem, que ficará na área externa do hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, e terá capacidade para mil testes diários.

***

Na ativa

O diretório estadual do Pros reuniu, nesta quarta-feira (19), no auditório da Assembleia Legislativa, a chapa de pré-candidatos a deputado estadual que disputará as eleições deste ano. O encontro contou também com a presença do ex-deputado federal Nilton Baiano, que foi convidado pela sigla a disputar uma vaga na Ales, e do vice-prefeito de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda.

***

Na ativa II

Major Wallace (de camisa escura) se filiou

O ex-candidato a prefeito de Aracruz, Major Wallace Vieira, se filiou ao PTB na tarde desta quarta-feira (19). Ele foi convidado por Tenente Assis e contou com o apoio do ex-deputado Carlos Manato – que ainda não definiu para qual partido irá. Major Wallace deve disputar uma vaga na Câmara Federal. Já Tenente Assis é pré-candidato ao Senado.

***

Na ativa III

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, Cabo Eugênio, se reuniu nesta quarta-feira (19) com o presidente estadual do partido Brasil 35 (ex-PMB), Paulo Bastos. O diálogo teve como foco os interesses dos militares capixabas e as necessidades da categoria.

***

Dívidas perdoadas

O governo federal editou a Medida Provisória 1090/21 que regulariza dívidas do Fies de estudantes até o segundo semestre de 2017. Segundo a assessoria do deputado federal Neucimar Fraga, o texto é fruto de um substitutivo protocolado pelo deputado ao projeto de lei 7247/17. O objetivo do relatório é regularizar o Fies por meio de anistia e condições especiais para refinanciamento da dívida.

“É um tema fundamental, pois atinge de maneira sensível as famílias de muitos beneficiários do Fies. Sabe-se que a inadimplência atual do financiamento estudantil se encontra em aproximadamente em 50% dos contratos. Desse modo, o substitutivo aprova proposições que buscam solução para essa questão”, defendeu Neucimar.

***

Ostra fez estrago

O vereador de Vitória Armandinho Fontoura chegou atrasado na sessão extraordinária de segunda-feira (17) para votar o abono e o auxílio-farda. Segundo sua assessoria ele atendia a uma agenda no gabinete mas também teve “problemas gástricos” após comer ostra no final de semana. Pessoas próximas disseram que Armandinho ficou ruim do intestino.