Encontro do Republicanos: críticas ao governo e silêncio sobre denúncias

Crédito: Leo Duarte

O Republicanos reuniu na noite de ontem (19), em Vitória, seus militantes e pré-candidatos do partido para um encontro, já em clima de campanha eleitoral, que contou com críticas ao governo, silêncio sobre as acusações ao Palácio Anchieta e “parabéns pra você” para o aniversariante de hoje, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Lideranças de outros partidos marcaram presença. O presidente do PSC capixaba, Reginaldo Almeida, e a deputada federal Lauriete, que já declararam apoio a Erick Musso como pré-candidato ao governo, estiveram presentes e fizeram parte do palanque, assim como representantes do Agir; do União Brasil (representado pelo vereador de Vitória Denninho Silva); do PSDB, com o vice-presidente estadual Oziel Andrade, e do Patriota, com o presidente e deputado Rafael Favatto e a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane.

Do Republicanos, estavam presentes: o presidente da Ales, Erick Musso, que é pré-candidato ao governo; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o ex-prefeito de Colatina Serginho Meneguelli; o deputado estadual Hudson Leal; o presidente da legenda, Roberto Carneiro, além de vereadores, militantes e pré-candidatos da sigla, tanto da Grande Vitória quanto do interior do Estado.

Havia uma certa expectativa nos discursos de Pazolini e Erick, tendo em vista a tensão no ar entre o grupo do Republicanos e o grupo do governo do Estado. O prefeito exaltou sua gestão à frente da capital e citou sua trajetória nas eleições. “Não existe eleição ganha. Eu saí de casa sozinho e fui o segundo deputado mais votado”, disse, referindo-se a pesquisas que mostrariam Erick com baixa intenções de votos.

Sobre a condução do Estado, disse: “Nós reconhecemos tudo que foi feito, não queremos desdenhar, mas não podemos mais perder oportunidades (…) Precisamos ter coragem para mudar, acreditar no novo, com uma equipe técnica, com pessoas abnegadas que mudarão o rumo do Espírito Santo”, disse Pazolini que terminou seu discurso levantando o braço de Erick e afirmando que chegou a hora de uma “transformação republicana”.

Já Erick não poupou críticas ao governo do Estado. Chamou a gestão de “arcaica, atrasada e retrógada”, criticou a condução na Saúde, dizendo que os hospitais filantrópicos estão com a corda no pescoço; também citou a gestão na Segurança Pública e os casos de feminicídios e reclamou do Turismo. “O que é o Turismo nesse Estado? Nunca teve. É tenda e som para fazer festa e quem perde eleição vira secretário de Turismo”.

“O atual governador, a quem eu respeito, está indo para a sexta disputa. O que eu estou pedindo a vocês é uma oportunidade”, disse Erick, fazendo uma comparação dos mandatos do governador Casagrande com sua idade, num discurso semelhante ao que o deputado Felipe Rigoni (União), que também é pré-candidato ao governo, tem feito nas inserções partidárias.

Embora o encontro não tivesse como temática a candidatura ao governo de Erick Musso, praticamente todos os discursos e movimentos da noite foram em torno do presidente da Assembleia. Ao menos publicamente, nem Erick e nem Pazolini citaram os eventos do último sábado. Na entrega de uma escola em Jardim Camburi, Pazolini fez acusações de supostos atos de corrupção em licitações do governo do Estado. Ele ainda não deu detalhes sobre as acusações.

A Procuradoria Geral do Estado entrou com uma representação no Ministério Público que enviou um ofício ao prefeito para que preste esclarecimentos em cinco dias (prazo termina semana que vem). Pazolini procurou, na última segunda-feira, a Polícia Federal e entregou documentos de supostas práticas de crimes.

***

Olha o bolo!

No final do evento, Pazolini ganhou um bolo. Isso porque ele completa 40 anos hoje (20) e o Republicanos decidiu antecipar e comemorar durante o encontro. Teve “parabéns”, vela vulcão e topo de bolo com a inscrição: “É 10+10+10+10”, fazendo referência ao número de urna do partido.

***

Já tem até jingle?

Durante o encontro do Republicanos, foi tocada uma música – tudo leva a crer que será o jingle da campanha do pré-candidato ao governo – cuja estrofe era “É com Erick Musso que eu vou…”. O presidente da Ales também pediu para tocar um louvor durante seu discurso.

***

Meneguelli tá ON!

Antes do evento, o ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli deu uma entrevista ao programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, veiculado às 16 horas de ontem na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz).

Entre outras coisas, ele defendeu as lideranças do partido – com muitos elogios a Erick Musso –, garantiu que é o candidato ao Senado da legenda e que só não disputa se morrer ou se o partido acabar. Ele também falou sobre projetos no Executivo, relação com o governo do Estado, bandeiras de campanha e eleição presidencial. A entrevista na íntegra será compartilhada nas próximas colunas.

***

Ausência sentida

Chamou a atenção a ausência do deputado federal Amaro Neto no evento do Republicanos. Interlocutores de Erick Musso disseram que o deputado não participou por estar em Brasília e não conseguir um voo para chegar a tempo. Já a assessoria de Amaro disse que ele não esteve presente porque tinha um compromisso familiar. Amaro não enviou nenhum representante ao encontro.

***

Ausência sentida II

Mais cedo, chamou a atenção a ausência de Erick Musso à posse dos desembargadores Raphael Câmara e Marianne Júdice no Tribunal de Justiça do Estado. Ele foi representado pelo vice-presidente da Ales, deputado Marcelo Santos. É a segunda vez que Erick, que é chefe de um poder, falta a um evento oficial de outros poderes. O outro foi a posse da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, que foi reconduzida no cargo, no início do mês.

Nos bastidores, o que se comenta é que ele está evitando estar nos mesmos locais que o governador Renato Casagrande. O burburinho ganhou força desde que Erick voltou da porta do evento de prestação de contas do deputado Alexandre Xambinho, seu aliado, após avistar Casagrande no local.