GIRO POLÍTICO: Casagrande faz “pregação” no Palácio, presidenciáveis no ES e sessão relâmpago na Ales

crédito: Helio Filho

“Deus não dividiu as pessoas em posições políticas”

O governador Renato Casagrande, ao sancionar o projeto que institui o Estatuto da Liberdade Religiosa no Espírito Santo, ontem, no Palácio Anchieta, chegou a pregar uma passagem bíblica diante de diversos líderes religiosos que acompanharam a cerimônia.

Ao falar sobre respeito às diferenças, tolerância religiosa e fé, Casagrande disse que Deus não dividiu as pessoas em cor da pele, em locais de nascimento, nem entre suas posições políticas. “Deus não dividiu as pessoas entre quem vota em Lula, em Dória, em Ciro, em Janones, em Bolsonaro. Deus não dividiu as pessoas em posições políticas, em esquerda e direita”, disse Casagrande, afirmando que Deus separa as pessoas em quem ouve e pratica a palavra de Deus e entre quem ouve e não a pratica.

Na cerimônia – que contou com líderes católicos, evangélicos, espíritas e de religiões de matriz africana –, o governador agradeceu os religiosos pela colaboração durante o período mais crítico da pandemia, quando foi necessário limitar as missas, cultos e atividades presenciais, e lembrou que aos líderes, tanto políticos como religiosos, cabe lançar pontes e zelar pelo respeito e pela harmonia.

“Fico pensando que se nós tivéssemos um comportamento de enfrentamento, de rebater na mesma intensidade, a todas as pessoas que lançam uma flecha de agressão ao governo do Estado, ao Palácio Anchieta, nós transformaríamos esse estado num campo de guerra. Nós que somos líderes, vocês que são líderes religiosos, vocês sabem que no dia a dia, vocês lançam pontes, não destroem pontes. Nesse período de pandemia, nós lançamos pontes. É preciso ter comportamento equilibrado, ponderado para conduzir o Estado com serenidade”, disse Casagrande.

***

Maurício Leite é relator de representação de igreja católica contra Gilvan

O vereador de Vitória Maurício Leite foi sorteado para ser o relator do processo que a Arquidiocese de Vitória deu entrada na Corregedoria da Casa contra o vereador Gilvan da Federal. A representação da igreja acusa Gilvan de quebra de decoro e de ter deturpado o manifesto da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano durante discurso em sessão da câmara.

A representação alega que o parlamentar proferiu discurso de ódio contra padres e contra a igreja. No relatório, Maurício Leite terá de dar seu parecer se a representação cumpre os critérios legais e constitucionais para ser admitida e analisada. O parecer deve ser lido e votado na próxima sessão da Corregedoria, que ainda não tem data definida, mas deve ocorrer na próxima semana.

***

Presidenciável do PSTU vem ao Estado amanhã

Crédito: Romerito Pontes / PSTU

A pré-candidata à Presidência pelo PSTU, Vera Lúcia, vem ao Estado amanhã (13) para o lançamento da pré-candidatura ao governo do Estado do capitão da PM Vinícius Sousa e do pré-candidato ao Senado Filipe Skiter, que acontece no sábado (14), em Jardim da Penha, Vitória.

Entre as propostas de campanha, Vera defende a revogação da Reforma Trabalhista e o fim das terceirizações. Também quer a revogação da Reforma da Previdência e da PEC do Teto de Gastos. O programa de governo também prevê redução da jornada de trabalho sem redução de salário e taxação de grandes fortunas.

***

Bolsonaro vem aí?

Evair e Bolsonaro

Quem também vem ao Estado, segundo o deputado e vice-líder do governo na Câmara Federal, Evair de Melo, é o presidente Bolsonaro. Evair fez uma postagem em seu Twitter, durante viagem a Maringá (PR) na comitiva presidencial, afirmando que Bolsonaro vem ao Estado nos próximos dias 27 e 28.

“Na sexta (27), inauguração da pista do aeroporto em Linhares e outras entregas também. Visitas às obras do (Contorno) Mestre Álvaro. No sábado (28), visita às obras do Convento da Penha e ao Santuário de Anchieta”, disse Evair, no tuíte.
O deputado disse ainda que estão estudando a realização de uma motociata e outras entregas no roteiro. Na agenda oficial do Presidente, disponível no site do governo federal, ainda não consta a agenda no Estado.

***

Desconto no IPVA para os bons motoristas

Projeto de Lei Complementar do deputado Bruno Lamas que tramita na Assembleia concede desconto de 30% no valor do IPVA para os motoristas que, num período de um ano, não tiverem cometido infrações no trânsito sujeitas à pontuação no CNH. O projeto também prevê desconto de 80% de multas e infrações anteriores.

O projeto regulamenta no Estado as regras para o Registro Nacional Positivo de Condutores, criado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza os estados a concederem benefícios aos bons condutores. Já que o combustível não tem dado trégua ao bolso dos motoristas, resta apelar para a redução de impostos!

***

Emanuela Pedroso é eleita presidente do Conseplan

A secretária de Estado de Economia e Planejamento, Emanuela Pedroso, foi eleita, na última terça-feira (10), para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan). Entre os objetivos do colegiado está a valorização do planejamento como instrumento de melhoria da gestão e do gasto público, com foco no desenvolvimento dos estados.

***

Ritmo de campanha

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa de ontem (11) durou quatro minutos. A sessão foi encerrada após o deputado Marcelo Santos, que presidia a sessão, pedir a um outro deputado que solicitasse a recomposição de quórum.

Após a solicitação e a verificação que não haveria quórum mínimo de deputados para continuar a sessão – só seis teriam marcado presença –, a sessão foi encerrada sob os protestos de Sergio Majeski e Hércules Silveira.

***

Hoje tem!

Hoje tem entrevista no programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz), e a entrevistada é a vereadora de Vitória Camila Valadão (Psol). Ela fala sobre a federação do seu partido com a Rede, sobre os projetos nacionais da legenda e seu mandato. O programa vai ao ar às 16 horas.